Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é realizada no Campus Ijuí - Unijuí

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é realizada no Campus Ijuí

Com o objetivo de prevenir acidentes, garantido a saúde dos trabalhadores, ocorreu, de 26 a 29 de agosto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unijuí – Campus Ijuí. O evento envolveu estudantes, professores e técnicos-administrativos da Universidade, além pessoas da comunidade.

O presidente da CIPA, Luciano Ademir Metztorf, um dos responsáveis pela organização das atividades, explica sobre a importância e organização do evento. “Durante o ano discutimos todas as necessidades de segurança da instituição na CIPA e um dos momentos para trabalhar estas questões é justamente a Sipat. Ouvimos sugestões de temas que eram de interesse e assim montamos a programação. A Sipat é realizada todos os anos e procura sempre garantir a conscientização por meio das orientações de todos os envolvidos nas atividades da Universidade”, relata.

A abertura oficial da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho aconteceu na segunda-feira, dia 26, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí, com a fala do professor Dr. Dieter Siedenberg, Vice-Reitor de Administração. Após a abertura, a professora mestre Fabiane Volkmer Grossmann comentou sobre o tema “A ergonomia no meio ambiente”.

Na terça-feira, dia 27, as atividades foram realizadas no Centro de Eventos, com palestra sobre o uso racional de medicamentos, ministrada pelos professores do curso de Farmácia. Os estudantes do Curso também se envolveram na apresentação do tema. Na quarta-feira, dia 28, mais uma vez no Centro de Eventos, aconteceu uma atividade sobre prevenção e combate a incêndios, comandada pelo 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Ijuí.

Encerrando a programação, nesta quinta-feira, dia 29, aconteceu, no Salão de Atos, fala de Edgar Moi, coordenador do SAMU e UPA de Ijuí. Ele abordou sobre as atividades de atendimento do SAMU e da UPA, também deu orientações sobre os procedimentos de primeiros socorros.