Unijuí participa do Rally Latinoamericano de Innovación na Argentina - Unijuí

Unijuí participa do Rally Latinoamericano de Innovación na Argentina

Nos dias 04 e 05 de outubro, a Universidad Nacional de Misiones (UNAM), na Argentina, foi uma das sedes do Rally Latinoamericano de Innovación 2019. A Unijuí participou do evento representada pelo professor e coordenador das Engenharias do campus Santa Rosa, Mauro Fonseca Rodrigues, também pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, Rafael Dumcke e Rodrigo Jung, e pelo analista de negócios da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí de Santa Rosa (Criatec), Lucas Escher.

Durante as atividades, a Unijuí completou a equipe com mais quatro alunos das Engenharias da UNAM, conquistando o primeiro lugar do Rally na categoria de Inovação, na fase que ocorreu na cidade de Oberá (Argentina), passando para a fase Nacional, onde também teve uma boa colocação. A proposta desenvolvida foi um sistema inteligente para detectar a ausência de elementos de segurança em prédios, hospitais, repartições públicas, instituições de ensino e demais locais de grande circulação de pessoas.

A Unijuí é a primeira universidade brasileira a participar das atividades do Rally Latinoamericano de Innovación, que é realizado desde 2014 e acontece em 10 países, com 97 sedes e mais de 5.000 participantes distribuídos entre Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, México, Paraguai, El Salvador, Nicarágua e Peru.

Ainda no sábado, dia 05, outra comitiva da Unijuí, formada pelo Vice-Reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg, pelo gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Maiquel Silva Kelm, e pela coordenadora da Criatec de Ijuí, Maria Odete dos Santos Palharini, participou do evento. Na oportunidade, também se reuniram com a Reitoria da UNAM para tratar a possibilidade de participação no próximo ano do Rally Latinoamericano de Innovación, e credenciar a Unijuí como uma das sedes do evento que será inédito no Brasil.

Sobre Rally Latinoamericano de Innovación

O Rally é uma competição internacional, em equipes, cujo objetivo é contribuir para desenvolver uma nova cultura de inovação, aberta e com comprometimento social dos alunos das Unidades Acadêmicas com carreiras de Engenharia na América Latina. O evento ocorre durante 28 horas consecutivas e simultaneamente em todos os locais dos países participantes.

As equipes devem selecionar um desafio, entender o problema, moldar as equipes, propor uma solução, identificar os beneficiários, validar e ajustar o que consideram necessário até que uma proposta, que deverá ser apresentada por um vídeo com duração de até três minutos, seja alcançada. Além disso, deve ser entregue ainda um relatório programado (que inclui uma análise via Canvas) que explica o potencial impacto sustentável e social da proposta. Todo o material entregue pelas equipes se tornará parte de domínio público.