Programação do Salão do Conhecimento contemplará Dia das Línguas Estrangeiras - Unijuí

Programação do Salão do Conhecimento contemplará Dia das Línguas Estrangeiras

A Unijuí irá proporcionar aos estudantes a prática de diferentes línguas no ambiente da Universidade, no dia 23 de outubro, no campus Santa Rosa. O “Dia das Línguas Estrangeiras” oportunizará, na quarta-feira à noite, a experiência de um segundo idioma na Instituição. A programação contempla as atividades do Salão do Conhecimento 2019.

Os estudantes poderão escolher dentre quatro painéis as temáticas que abordarão diferentes idiomas. Na oportunidade, os participantes irão socializar a importância de uma segunda língua, as diferenças culturais, as experiências vivenciadas por meio de um intercâmbio, estratégias de aprendizagem utilizando a música como recurso, a relevância do intercâmbio acadêmico para a carreira profissional e as oportunidades de estudos no exterior que a Unijuí oferece.

O Salão do Conhecimento acontecerá no período de 21 a 24 de outubro, tendo como tema “Bioeconomia: diversidade e riquezas para o desenvolvimento sustentável”. O evento é destinado à divulgação científica, realizado anualmente nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas. Além disso, a programação ainda contempla o XXVII Seminário de Iniciação Científica, a XXIV Jornada de Pesquisa, a XX Jornada de Extensão e o IX Seminário de Inovação e Tecnologia.

Confira os painéis que serão realizados no “Dia das Línguas Estrangeiras”:

Oficina 1: (19h30, Sala A-112)

“La importancia de la lengua Española en la actualidad.”

“A importância da língua espanhola hoje”.

Juan Gabriel e Jacqueline – Colombianos, intercambistas do Doutorado em Educação nas Ciências

Objetivo:

En este espacio se busca socializar la importancia de la lengua española en Brasil teniendo en cuenta su cercanía geográfica a los países de habla hispana.

Neste espaço, buscamos socializar a importância da língua espanhola no Brasil, levando em consideração sua proximidade geográfica com os países de língua espanhola.

Oficina 2: (19h30, Sala B-105)

“Culture, Context, and Communication: Examining Cultural Aspects of the United States and Brazil”

“Cultura, Contexto e Comunicação: Examinando aspectos culturais dos EUA e o Brasil”.

Marykate e Laura - Intercambistas americanas Fulbright

Objetivo:

O que define a cultura de um país? De um povo? Onde fica a linha entre cultura e estereótipo? As ETAs norte-americanas (Fulbright/CAPES), Laura e Marykate, convidam a todos para uma discussão sobre as diferenças culturais entre os EUA e o Brasil. Elas vão definir o que significa as palavras cultura, generalização e estereótipo para analisar crenças comuns sobre estes países. Elas trarão a sua experiência morando no Brasil para a comunidade considerar e refletir sobre sua própria cultura e promover um intercâmbio cultural.

Oficina 3: (20h15, Sala B-105)

“Learning with music”

Carlos e Lucas - Técnicos da VRPGPE responsáveis pelo curso Inglês no Campus

Objetivo:

Esta oficina tem por objetivo trabalhar estratégias de aprendizagem de língua inglesa utilizando a música como recurso. Serão trabalhados aspectos culturais relacionados ao repertório escolhido, assim como práticas de compreensão oral e de pronúncia proporcionadas pelo estudo de inglês com música.

Oficina 4: (20h15, Sala A-112)

“Intercâmbio acadêmico e carreira: oportunidades e relato de experiências”

Vanderléia - Assessora de Relações Internacionais

Mamadou – Senegalês, intercambista do mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

Objetivo:

Será tratada a importância do intercâmbio acadêmico para a carreira profissional, bem como apresentadas as oportunidades de estudos no exterior que a Unijuí oferece. Por fim, o senegalês Mamadou Boye Diallo contará sobre a sua experiência como intercambista na Unijuí.