Fidene/Unijuí: interação com a comunidade a partir da Expoijuí/Fenadi - Unijuí

Fidene/Unijuí: interação com a comunidade a partir da Expoijuí/Fenadi

Com o objetivo de aproximar o público de suas ações, a Fidene levou para a Expoijuí/Fenadi 2019 um conjunto de ações a partir de suas mantidas: Unijuí, EFA, Museu Antropológico Diretor Pestana (MAPD) e Unijuí FM. A Casa da Unijuí, que esteve em funcionamento durante toda a Feira, recebeu inúmeros visitantes e sediou diversas atividades.

Na Casa da Universidade, além de fazer a inscrição para o Vestibular 2020 e tirar dúvidas sobre os cursos ofertados, o público também pôde conferir projetos de empresas integrantes da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) e também a programação especial mantida pelo estúdio da Unijuí FM. Além disso, na parte externa foram realizadas oficinas de rapel, ministradas pelo curso de Educação Física. Os cursos de Agronomia, Direito, Engenharia Elétrica, Medicina e Pedagogia também promoveram ações na Casa. Os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária realizaram ainda a 3ª Taça Universitária de Laço Comprido, no penúltimo dia da Feira.

O espaço recebeu também visitas de representantes de países como Suécia e Letônia e palestras sobre intercâmbio e empreendedorismo. A inovação também teve espaço por meio do Desafio de Requalificação da Avenida Pinheiro Machado. Os grupos participantes apresentaram seus projetos para a revitalização do “canal”. O “Grupo Todos” foi o vencedor e receberá um aporte financeiro de R$ 5 mil, oferecimento da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), parceira da Unijuí nesse Desafio de Inovação. Os visitantes da Feira também puderam conferir as maquetes das estruturas construídas no Workshop Binacional de Ideação e Intervenção Urbana (Wiiu), desenvolvidas por estudantes da Unijuí e da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina. Estas estruturas estão instaladas em diferentes pontos da cidade, incluindo o Parque de Exposições.

Os grupos culturais se destacaram em diversas atividades. A EFA, que está em campanha de matrículas, e a Cia Cadagy, em parceria, interagiram com o público da Feira no dia 19 de outubro, aniversário do município. O Coral Unijuí e a Cia Cadagy realizaram mais de uma apresentação durante a Feira, mostrando todo o talentos de seus participantes. Já o Museu, juntamente com a União das Etnias de Ijuí (Ueti), promoveu a Exposição “Do índio ao imigrante – a trajetória da terras das etnias”, que mostrou a constituição de Ijuí como uma comunidade multiétnica.

De acordo com o Gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, essas interações são muito positivas e devem se repetir. “Para o ano que vem estaremos de volta com mais ações, buscando aproximar a comunidade externa das nossas ações”, destacou.

Confira algumas imagens da Feira: