Ciência para Todos: comunidade pode conferir diferentes iniciativas de tecnologia e inovação na Universidade - Unijuí

Com o objetivo de promover ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação, a Unijuí realiza, desta segunda-feira, dia 21, até a próxima sexta-feira, dia 25, o Projeto Ciência para Todos. A Mostra Científica Interativa reúne atividades de iniciativas já realizadas na Universidade, em uma ação aberta à comunidade, em especial para estudantes das redes de ensino municipal e estadual. São esperadas cerca de 10 mil pessoas durante a semana.

O projeto é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e contempla mostras dos seguintes Projetos: Meninas Digitais, Feira de Matemática, Física para Todos, MoEduCiTec e Tech Day, em atividades especialmente projetadas em uma tenda instalada no Campus Ijuí. Dentre as ações programadas por estes projetos, o público pode conferir: cinema 3D, contando toda a história do universo, lançamento de foguetes, batalhas de robôs, jogos, programação e informática, e diversas outras ações.

Na abertura oficial do Ciência para Todos, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, marcaram presença o Secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot e o Coordenador Regional de Educação, Cláudio da Cruz de Souza. Ambos salientaram, em seus discursos, a importância da Universidade abrir as portas para as escolas da região. O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, destaca: “é por meio da pesquisa que os estudantes fortalecem a capacidade de análise crítica, aliando a prática cotidiana aos conhecimentos adquiridos na formação, ampliando as habilidades e proporcionando um universo de oportunidades. Foi com base nesse pensamento de busca incessante pela inovação, que nasceu o Projeto”, salientou. A cerimônia também contou com a participação da Reitora, professora Cátia Maria Nehring. “Os projetos apresentados no Ciência para Todos já possuem uma trajetória consolidada na Universidade, promovendo diversas ações que impactam positivamente na comunidade regional”, avaliou.

O projeto conta com o apoio do Demei, CNPq, Sociedade Brasileira de Computação e Sicredi, além de contar com a co-promoção da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O Projeto também recebeu recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Darcísio Perondi, totalizando R$ 500 mil.