Salão do Conhecimento: semana de popularização da ciência tem início na Unijuí - Unijuí

Salão do Conhecimento: semana de popularização da ciência tem início na Unijuí

A Unijuí deu início à semana de popularização da ciência e de socialização de trabalhos científicos nos quatro Campi. Nesta segunda-feira, 21, a Universidade iniciou o Salão do Conhecimento, que nesta edição tem como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

Na Pirâmide, localizada no campus Ijuí, o Dr. Rafael Borges, gerente de P&D, ministrou a palestra de abertura “Case ISCA Tecnologias – Ferramentas e Soluções para Manejo de Pragas”, no Espaço Talk, uma das novidades desta edição, abrindo a programação da noite. Também foram realizadas oficinas na área da Ciências Agrárias, Normas da ABNT, Educação e Internacionalização, palestra sobre Pesquisa e Psicologia e um bate-papo sobre Cidades Inteligentes, além das tradicionais sessões de pôsteres.

No campus Santa Rosa, o primeiro dia de evento contou com o Painel “Desenvolvimento Regional a partir da Educação e da Ciência”, que foi coordenado pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí. O painel contou com os seguintes integrantes: professor Maurício de Campos, representando o Programa de Modelagem Matemática, professores Daniel Cenci e Anna Paula Zeifert, representando o Programa de Direitos Humanos, professor Thiago Gomes Heck, representando o Programa de Atenção Integral à Saúde, professor Nelson Thesing, representando o Programa de Desenvolvimento Regional, professor Celso Martinazzo, representando o Programa de Educação nas Ciências, e a professora Leonir Uhde, representando o Programa de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. A mediação foi realizada pelo Pró-Reitor do Campus, Marcos Paulo Scherer. Também foi realizada a palestra “O Desafio do Jovem Engenheiro”, com Lucas Vier, Claudia Kraulich, Jaine Rieth e Marinei Tschiedel.

Em Três Passos a segunda-feira foi de apresentação de trabalhos. No campus Panambi, a abertura acontece amanhã, terça-feira, 22, com o painel “O profissional na Indústria”. A programação contempla, nos quatro Campi, sessões de pôsteres, palestras, apresentações orais, mostras científicas, Jornadas de Pesquisa e Extensão, Seminário de Iniciação Científica e Seminário de Inovação e Tecnologia, entre outras atividades. Confira a programação completa no Portal da Unijuí, na página de eventos.

Paralelamente ao Salão do Conhecimento, a Mostra Interativa do Projeto Ciência para Todos também teve início, na manhã desta segunda-feira. Até a próxima sexta-feira, dia 25, cerca de 10 mil visitantes deverão passar pelo espaço montado especialmente no campus Ijuí. A programação completa da Mostra pode ser conferida no site do Projeto www.unijui.edu.br/cienciaparatodosunijui.

Uma ação do evento em prol da sustentabilidade está nos próprios crachás que os participantes recebem.

Mais sobre o evento

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão, que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação - um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Os eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura e ocorre no mesmo período em que é realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Fotos: Coordenadoria de Marketing da Unijuí/ Atena Scarpellini, Natália Langer e Giovana Carré, estudantes de Jornalismo da Unijuí.