Projeto Ciência para Todos visa estimular o gosto pela ciência e pela tecnologia - Unijuí

A Unijuí está realizando, durante esta semana, o Ciência para Todos, uma Mostra Científica Interativa aberta à comunidade em geral, em especial para escolas do ensino médio e fundamental, com atividades científicas e tecnológicas. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes pelas áreas.

O evento, que é realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, se estende até a próxima sexta-feira, 25/10, no campus Ijuí, em uma estrutura montada especialmente para receber a comunidade e os estudantes da região. O evento conta com diversas atividades, para todas as idades, desenvolvidas a partir de cinco projetos científicos da Universidade: o projeto Meninas Digitais na Computação, MoEduCitec, Física para Todos, TechDay e a 3ª Feira Regional de Matemática, todos esses projetos visam ensinar de forma dinâmica assuntos de diferentes áreas, todas dentro da ciência e da tecnologia, oferecendo experiências robóticas, jogos de realidade virtual, um passeio em todo o sistema solar, por meio de um cinema 3D, entre outras importantes atividades. As atividades estão sendo ministradas por professores, coordenadores e bolsistas dos respectivos projetos.

O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González, comenta os objetivos do evento: “são dois grandes objetivos, por um lado sensibilizar, conseguir que essas pessoas reconheçam o valor que tem o investimento na ciência e na tecnologia, além de reconhecer como isso impacta cotidianamente, e, por outro lado, estimular novos talentos, ou seja, crianças que se deslumbram com aquilo que conhecem, os olhos brilhando das crianças olhando para um robô ou passando a compreender como funciona o sistema solar, a gente vê aí uma transformação da perspectiva do mundo a partir desse tipo de proposição”, salientou.

O evento acontece em três turnos, das 8h30 até as 22h, oferecendo as atividades interativas para todas as idades e de forma livre e gratuita. Nesta quinta e sexta-feira, estará acontecendo a 3ª Feira Regional de Matemática e a MoEduCitec.

Por: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.