Unijuí proporciona aos estudantes do campus Santa Rosa “O Dia das Línguas Estrangeiras” - Unijuí

As atividades ocorreram durante a programação do Salão do Conhecimento.

A Unijuí proporciona aos estudantes um universo de possibilidades na formação profissional durante a trajetória acadêmica na Instituição. O “Dia das Línguas Estrangeiras” oportunizou na noite desta quarta-feira, 23, aos estudantes do Campus Santa Rosa a experiência de um segundo idioma. Intercambistas dos Estados Unidos, Colômbia, Senegal, professores e profissionais ligados ao Escritório de Relações Internacionais da Universidade interagiram com o público participante.

A Universidade possibilitou quatro painéis que debateram a importância de um segundo idioma, as diferenças culturais, as experiências vivenciadas por meio de um intercâmbio, estratégias de aprendizagem utilizando a música como recurso, a relevância do intercâmbio acadêmico para a carreira profissional e as oportunidades de estudos no exterior que a Unijuí oferece. Aprender um novo idioma é essencial e pode fazer toda a diferença para a colocação do profissional no mercado de trabalho. Para a acadêmica do curso de Engenharia Civil, Jeanine Bieger, a experiência de ter participado das atividades ligadas ao dia das línguas estrangeiras foi fundamental para o seu aprendizado. “Eu tenho planos de futuramente fazer um intercâmbio e as atividades proporcionaram conhecermos novas culturas e realizarmos trocas de experiências com intercambistas”, destacou.

A assessora de Relações Internacionais da Universidade, Vanderléia de Andrade Haiski, ressaltou que o evento tem como objetivo conscientizar os estudantes da importância de ter um segundo idioma, despertando o interesse. “A Unijuí está em um processo de internacionalização intenso, para isso é fundamental os acadêmicos estarem preparados para os estudos, para as pesquisas, comunicação com futuros parceiros no exterior, com universidades cooperadas da Unijuí e também para ter uma melhor qualificação”, finalizou.

As atividades do “Dia das Línguas Estrangeiras” integraram a programação do Salão do Conhecimento no campus Santa Rosa. Além dos painéis, também ocorreram apresentação de pôsteres.

Campus Ijuí

No Campus Ijuí, a programação contou com oficinas de Ortopedia Veterinária em Animais de Companhia; Práticas Zootécnicas em Medicina Veterinária: carne e leite; Painel de Socialização dos projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; Painel sobre Cooperativismo, Inovações e Perspectivas: possibilidades de cooperação entre as cooperativas e a universidade. Além das palestras: Tratamento vegano para lopodistrofia, através da cafeina e fatores de crescimento; Diversidade Tecnológica e Saúde Sustentável: Paradoxo ou Realidade; Vacinas: Saúde, economia e controvérsias e Direito e Novas Tecnologias. O Coral Unijuí também brindou o público com uma apresentação no Espaço Cultural da Biblioteca do Campus. Também ocorrem apresentações orais das produções dos estudantes.

Campus Panambi

As atividades do Salão do Conhecimento no Campus Panambi envolveram a palestra “Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria: case Fockink, ministrado pelos profissionais Edomir Marciano Schmidt e Alessandre Alves. Edomir, responsável pelo área de pesquisa e desenvolvimento da Fockink, apresentou as principais atividades da empresa bem como um produto inovador, o qual detém patente no Brasil, EUA e Europa. Também ocorreram sessões de pôster e apresentações orais.

Campus Três Passos

Os estudantes participaram de diferentes oficinas com a temática voltada aos direitos humanos, ministradas por profissionais ligados à área das ciências sociais aplicadas. A temática “Desafios e Conquistas das mulheres no Direito, contou com a participação das painelistas Geciana Seffrin e Danielli Zanini. “A cidadania no mundo em transformação” foi ministrada por Vinicius Araujo e José Orlando Schafer. E a oficina “Felicidades perceptíveis”, teve como painelistas Willian Heineck e Bibiana Quadros. A programação da última noite do Salão do Conhecimento no campus Três Passos, na quinta-feira, dia 24, terá a palestra com o escritor e jornalista Juremir Machado, “A atualidade dos conceitos de cidadania, democracia e direitos”.

Fotos: Coordenadoria de Marketing / Campus Panambi / Campus Três Passos / Atena Scarpellini, Natália Langer, Giovana Carré e Jaqueline Witczak estudantes de Jornalismo da Unijuí.