Jornada internacional debate “Água, desenvolvimento e sustentabilidade” na Unijuí - Unijuí

A Unijuí está sediando durante hoje e amanhã um importante debate por meio de painéis que abrem a discussão para a temática: “Água, desenvolvimento e sustentabilidade”. A V Jornada Internacional teve abertura oficial na manhã de hoje, dia 24, no auditório central do campus Santa Rosa e contou a participação de autoridades, lideranças e comunidade.

O evento proporciona aos participantes a oportunidade de debater o uso das águas para a presente e futuras gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável da sociedade. Os painéis durante o dia de hoje contemplaram as temáticas:  “Diatomáceas como bioindicadores da qualidade da água”, “Sistemas alternativos de tratamento: uso de macrófitas para a bioremediação e tanques de evapotranspiração” e a “Mesa redonda: agrotóxicos nas águas da bacia hidrográfica dos Rios Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo”.

De acordo com o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, o evento é fundamental para a realização de debates ligados à temática água. “Para a Universidade Regional é de máxima importância apoiar e sediar a Jornada pela relevância que o tema representa para nossa vida. Além da água ser vital, também é um dos principais insumos dos processos produtivos. Assim, nosso propósito institucional de promover o desenvolvimento regional pela educação, o evento se torna imprescindível na pauta principal da Região e da Instituição”, acrescentou.

A programação segue amanhã, sexta-feira, com o painel “Água das florestas para a vida ou a morte dos rios”, pela parte da manhã e à tarde apresentação dos documentários finalistas e divulgação do resultado da 7ª edição do Projeto de Educação Ambiental “Santa Rosa Nosso Planeta”, durante a noite.

O evento está sendo realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Turvo – Santa Rosa – Santo Cristo, Unijuí, Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa e Prefeitura Municipal de Santa Rosa.