Ciência para Todos reúne mais de 8 mil pessoas na Unijuí - Unijuí

Ciência para Todos reúne mais de 8 mil pessoas na Unijuí

Foi uma semana intensa para a popularização da ciência na Unijuí. De segunda, dia 21, até esta sexta-feira, dia 25, o campus Ijuí recebeu mais de oito mil pessoas, entre estudantes e professores das redes pública e particular de ensino da região, além de muitas famílias, que conferiram as atividades do Ciência para Todos de forma gratuita.

Uma tenda, montada especialmente para o evento, foi o grande palco das mostras que envolveram diversos projetos da Universidade: Meninas Digitais, Feira de Matemática, Física para Todos, MoEduCiTec e Tech Day. Dentre as ações programadas, o público conferiu experiências robóticas, jogos de realidade virtual, um passeio em todo o sistema solar, por meio de um cinema 3D, entre outras importantes atividades. As escolas também foram protagonistas em mostras de trabalhos da MoEduCiTec e da Feira de Matemática, socializando entre si a produção científica escolar. Quem não conseguiu participar, terá outras oportunidades, já que todos os projetos envolvidos no Ciência para Todos são desenvolvidos nas ações de extensão da Universidade e já possuem atividades consolidadas na comunidade regional.

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destaca que esta semana foi de experiências intensas que marcaram a Instituição. “Foram cinco dias de três turnos, nos quais a educação básica e a superior possibilitaram a socialização do conhecimento por meio da interação proposta por diferentes projetos da Universidade, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento e a inovação da região. Esta ação mostra o significado de uma Universidade para o desenvolvimento de sua região a partir da formação, do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação”, avalia.

Por sua vez, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, salientou, no encerramento das atividades, realizado na tarde desta sexta-feira, que a programação desenvolvida foi de grande qualidade. “Com a participação de toda a comunidade se criou um clima muito bonito, que foi realmente uma festa para a celebração do conhecimento. Tivemos dois grandes objetivos nesta semana: sensibilizar para que se reconheça o valor do investimento na ciência e na tecnologia, além de reconhecer como isso impacta cotidianamente, e, por outro lado, estimular novos talentos”, complementa.

O projeto é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com o apoio do Demei, CNPq, Sociedade Brasileira de Computação e Sicredi, além de contar com a co-promoção da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O Projeto também recebeu recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Darcísio Perondi, totalizando R$ 500 mil.