Cerca de 900 trabalhos foram apresentados no Salão do Conhecimento 2019 - Unijuí

Cerca de 900 trabalhos foram apresentados no Salão do Conhecimento 2019

A edição 2019 do Salão do Conhecimento, realizada de segunda-feira, dia 21, até esta quinta-feira, 24, reuniu milhares de pessoas nos quatro Campi da Unijuí – Ijuí, Três Passos, Panambi e Santa Rosa – com cerca de 900 trabalhos apresentados pelos participantes. A programação também contou com painéis temáticos, palestras, apresentações orais, entre outras atividades.

Desenvolvendo a temática “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o evento teve algumas novidades neste ano, dentre elas o Espaço Talk, realizado no campus Ijuí, precedendo as apresentações de pôsteres. No campus Santa Rosa, paralelamente, foi realizado o Dia das Línguas Estrangeiras, evento que celebrou a diversidade de línguas faladas na Universidade por estudantes e professores de Graduação e Pós-Graduação.

O Rizoma desta semana também foi dedicado ao tema do evento. Confira!

Novamente o evento contou com a cobertura colaborativa entre a Coordenadoria de Marketing, curso de Jornalismo por meio da Usina de Ideias e estudantes voluntários, e a Rádio Unijuí FM.

Programação de encerramento

Nesta quinta-feira, dia 24, o Salão do Conhecimento 2019 chegou ao seu último dia de atividades. Um dos destaques da programação foi a palestra do professor, escritor e jornalista Juremir Machado da Silva, realizada no auditório do campus Três Passos, que abordou o tema “A atualidade dos conceitos de cidadania, democracia e direitos”. Recentemente Juremir lançou o livro "Acordei Negro". Esta obra, segundo a editora Sulina: "gira ao redor de um narrador complexo, que ora mistifica os indivíduos negros, ora os adula, em um duelo simbólico em que méritos íntimos e vergonhas históricas se misturam. Acordei negro trata-se aqui do uso eficiente do exíguo lugar de fala de um homem branco que, com profunda consciência de sua responsabilidade na construção das desigualdades sociais, resolve medir as limitações que o racismo impõe à sua própria maneira de ver o mundo".

No campus Ijuí foi realizado o Painel Bioeconomia: Ciência, tecnologia e sustentabilidade: diferentes perspectivas, que discutiu a temática do próprio Salão do Conhecimento. Os convidados para tratar do tema foram Jose Antonio Gonzalez da Silva - Doutor em Agronomia, Professor do DEAg, coordenador do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; Marcelo Chiappetta, engenheiro agrônomo e produtor rural; Cesar Augusto Fensterseifer, doutor em Engenharia Agrícola pela UFSM, sócio-diretor da AgexTec, além dos debatedores: Ana Lúcia Costa Beber, bacharel em Direito e Administradora/Diretora Financeira da Sementes Costa Beber, Dilson Trennephol, doutor em Desenvolvimento Regional, professor do DACEC e do PPG em Desenvolvimento Regional, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, doutora em Ciência dos Solos, professora do DEAg e PPG em Desenvolvimento Regional e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, foi o mediador do debate.

Durante o evento também foi realizada a premiação do Desafio de Inovação Unijuí Sementes Costa Beber, que premiou com R$ 8 mil um grupo de estudantes. O Desafio tem como promotores a Unijuí, a Agit e a Criatec e conta também com o apoio do Sebrae, Reginp, LSV Consultoria, TheBest Life Consultoria, GFC Consultoria, Infinitum Tecnologia e Inovação, DEAg, DCEEng e Dacec, além do patrocínio e apoio da empresa Sementes Costa Beber.

A Comissão Própria de Avaliação - CPA, responsável pelos processos avaliativos da Universidade, também marcou presença nas atividades de encerramento do Salão do Conhecimento, comemorando 15 anos de existência com uma cabine fotográfica, que foi instalada no Hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus Ijuí.

No turno da tarde, também no campus Ijuí, foi realizado o Painel do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, que tratou de diversas temáticas das áreas afins desenvolvidas pelo Programa. Na oportunidade, também ocorreu o lançamento do livro Fragilidade: causas e determinantes – Ana Paula Pillatt, Vanessa Adelina Casali Bandeira, Ligia Beatriz Bento Franz, Lílian Corrêa Costa e Evelise Moraes Berlezi.

Em Santa Rosa, dentre outras atividades, foi realizada a palestra A Pesquisa na Universidade, com Betina Beltrame e Taís Cervi.

Mais sobre o evento

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão, que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação - um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Os eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura e ocorre no mesmo período em que é realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Fotos: Coordenadoria de Marketing / Campus Panambi / Campus Três Passos / Atena Scarpellini, Natália Langer, Giovana Carré e Jaqueline Witczak estudantes de Jornalismo da Unijuí.