Estudantes da primeira turma da Especialização em Enfermagem Obstétrica apresentam TCC’s no Salão do Conhecimento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes da primeira turma da Especialização em Enfermagem Obstétrica apresentam TCC’s no Salão do Conhecimento

                

Seguindo o Art. 18º da Resolução CONSU 04/2012, o TCC da primeira turma de Enfermagem Obstétrica lato sensu da UNIJUÍ se constituiu em uma atividade acadêmica, do tipo Sistematização de Experiência Profissional. A revisão de literatura do tema de estudo escolhido por cada uma das doze estudantes concluintes, gerou um primeiro capítulo, e foi apresentado no Salão 2019 no formato de Pôster ou Comunicação oral e o segundo capítulo do trabalho foi a apresentação de uma intervenção na realidade profissional com contribuições para mudança nas práticas e atitudes no cuidado materno/perinatal, a partir de uma das quatro Linhas de Cuidado definidas pelo curso relacionadas ao cuidado da mulher gestante; da mulher parturiente ou puérpera; da criança, recém-nascido até dois anos de idade e ao incentivo/promoção do aleitamento materno.

A opção por fazer as apresentações e defesas durante as atividades do Salão do Conhecimento 2019 foi uma estratégia pensada pela coordenação de curso no sentido de contribuir com a visibilidade interna e externa do programa, assim como socializar com a comunidade regional alguns dos resultados das 608 horas do curso em fase de conclusão, entre 9 disciplinas presenciais teórico-práticas além de 400 horas de estágio na Atenção Primária em Saúde na Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa/RS – FUMSSAR e nas unidades de obstetrícia e neonatologia do Hospital Geral de Itapecerica da Serra/SP – HGIS.

Considerando o objetivo do curso de habilitar enfermeiros(as) para o cuidado à mulher/criança na gestação, parto/pós-parto/nascimento, até dois anos de vida, qualificando sua formação de especialista em obstetrícia para Sistema Único de Saúde, o Departamento de Ciências da Vida, através da Escola Superior de Saúde e a Unijuí, com a Unidade de Educação Continuada estão contribuindo com mais uma formação qualificada reforçando sua convicção de que é pelo ensino que podemos viver, aprender e transformar.

O curso esteve sob a coordenação colegiada das professoras Arlete Regina Roman, Rosane Gonçalves Mastella, Joseila Sonego Gomes, Marinez Koller Petenon e Angélica Martini Cembranel Lorenzoni, que avaliam esta primeira edição que se finda como muito produtiva, já com a tramitação da próxima edição prevista para o segundo semestre do próximo ano.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.