Unijuí fomenta debate sobre cooperativismo, inovação e perspectivas - Unijuí

Unijuí fomenta debate sobre cooperativismo, inovação e perspectivas

Os painéis sobre cooperativismo, inovações e perspectivas foram um marco importante dentro das programações do Salão do Conhecimento 2019 da Unijuí. Com o objetivo de seguir no processo de ampliação das relações do cooperativismo com a Universidade através das suas diferentes dimensões no ensino, na pesquisa e na extensão, gerando elementos inovadores e agregadores as demandas da institucionais voltadas ao segmento.

Os painéis, no dia 22 e 23 de outubro, contaram com aportes qualificados das experiências e práticas inovadoras das cooperativas representadas pelos seus dirigentes e colaboradores. No Campus Santa Rosa participaram: Janete Sander Stochero, Coordenadora de RH da Coopermil, Zélia Savoldi, Assessora de Comunicação, Educação e Marketing da Cotrirosa, Fernanda Braga Royer Camargo, Gerente de Gestão de Pessoas do Sicredi União RS e contou com a coordenação do professor Pedro Luís Büttenbender. No Campus Ijuí participaram Reimar Bock, Presidente do Conselho de Administração - Unimed Noroeste, Romeu Ângelo de Jesus, Diretor Secretário da Ceriluz, Vanessa Wenders Heusner, Gerente de Relacionamento do Sicredi Culturas, Arno Malheiros dos Santos, Assessor Jurídico da Cotripal e a coordenação dos trabalhos foi organizada pelos professores Pedro e Nelson José Thesing.

Para um dos coordenadores dos painéis, Professor Pedro, os eventos expressam as relações de cooperação já existentes entre a Universidade e as cooperativas. “Revelam a maturidade para a elaboração conjunta de novos projetos audaciosos que visam fortalecer o desenvolvimento cooperativo em prol da região. Os painéis geraram vários subsídios e referências para ampliar a presença do cooperativismo enquanto temas de pesquisa e de abordagem, nos programas institucionais da Unijuí em todos os seus níveis. Cabe a Universidade o protagonismo da formulação e proposição”, destacou o professor.

Os painéis foram promovidos pelo MBA em Gestão de Cooperativas, curso Superior em Gestão de Cooperativas, Programa de Formação de Gestores e o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, com apoio do Sescoop/RS.