Unijuí participa do lançamento do Programa INOVA RS para as regiões Noroeste e Missões - Unijuí

O Programa INOVA RS foi lançado para as regiões Noroeste e Missões na tarde de quarta-feira (06), na Acisap, em Santa Rosa, pelo Secretário de Estado da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb. A Unijuí participou do evento, denominado Marco Zero INOVA RS Região Noroeste e Missões, representada pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, Pró-Reitor do Campus Panambi, Nelson José Thesing e integrantes da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit).

O INOVA RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, em oito regiões representativas do Estado. Tem sua metodologia inspirada em projetos de sucesso no Brasil e no mundo, como o Pacto Alegre (Porto Alegre), a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria), 22@barcelona (Espanha) e Ruta N (Colômbia). O programa estimulará o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

Na ocasião, o Vice-Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destacou as iniciativas e as atividades que estão sendo desenvolvidas pela Universidade envolvendo a inovação e a tecnologia. Durante o encontro, representantes da sociedade, empresas, universidades e governos realizaram a formação de comitês estratégico e técnico do INOVA RS nas regiões. Os membros dos comitês serão responsáveis pelo mapeamento do ecossistema de inovação da região. A Unijuí indicou seus representantes, sendo eles:

Comitê Estratégico:

Nelson Thesing, Edson Padoin, Pedro Büttenbender, Marcos Paulo e Maiquel Silva Kelm

Comite Técnico: Maria Odete Palharini e Lucas Escher.