O que está acontecendo na América Latina? - Unijuí

O que está acontecendo na América Latina?

O Rizoma desta semana trouxe a América Latina para o centro do debate. Protestos, crises, ameaças e tentativa de derrubadas de governos fazem parte dos acontecimentos das últimas semanas. O que está acontecendo com a América Latina? Este foi o questionamento que norteou as discussões.

Para ajudar a entender esta questão, muito complexa, o programa contou a participação do professor e historiador da Unijuí, Jaeme Callai, de Juan Gabriel Perilla Jiménez, professor de Química da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, que está fazendo Doutorado em Educação nas Ciências na Unijuí e do Chile, com um depoimento do professor Voltaire Alvarado Peterson, professor da Universidad Academia de Humanismo Cristiano.

Confira na íntegra

Juan comenta o cenário em que a Colômbia se encontra: “nós saímos de um conflito armado, que mostrou nossos outros problemas socais. Os silêncios das armas fazem escutar os barulhos da corrupção e os verdadeiros problemas do nosso país”, além disso, ele complementou: “Em outubro fomos às urnas para escolher os governadores e prefeitos em todo o país. Foi a primeira vez depois do silêncio das armas que a população escolheu prefeitos livremente”, disse.

O professor historiador, Jaeme Callai, destacou a preocupação sobre o tema e sobre a violência dos países que compõem a América Latina. “Infelizmente o tema suscita um pouco de preocupação, pelas mortes no Chile, na Colômbia e no Brasil, por exemplo. Queremos viver, não se quer morrer, e um conflito político e social não se deve se resolver pela violência. A violência é a dificuldade e a impossibilidade de conversar, dialogar e buscar uma solução e uma alternativa. Quando os argumentos são fracos e insuficientes, os governos tendem a reagir com violência”, explicou o professor.