Unijuí desenvolve aplicativo que auxilia alunos em sala de aula - Unijuí

Unijuí desenvolve aplicativo que auxilia alunos em sala de aula

Estudar matemática pode não ser uma tarefa fácil para alguns alunos, mas segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), alunos que estão no final do ensino médio, a maior parte deles, gostam de estudar matemática (57,8%). A motivação dos professores, dos pais e novas ferramentas que auxiliam o aprendizado contribuem para isso.

A Unijuí proporciona aos alunos, por meio do projeto Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais para o Ensino Fundamental e Médio (Disefem), o produto MathGo. Trata-se de um software/app que foi desenvolvido em projetos de extensão anteriores e testado em escolas de ensino médio e fundamental, da rede pública e privada, coordenado pelo professor Antonio Corrente.

A professora do curso de Design, Barbara Gündel Mendonça, e coordenadora do projeto AppGO Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, destaca que primeiramente o aplicativo era em formato de jogo de perguntas e respostas, no qual o aluno puderia testar seus conhecimentos de matemática. Na atualização do projeto ele ganhou o módulo de estudo, que auxilia e complementa o estudo em sala de aula.

“O aplicativo pode ser acessado em qualquer smartphone ou computador, com acesso à internet, totalmente gratuito e auxilia tanto alunos quanto professores no estudo da matemática. Por exemplo, na sala de aula o professor pode acessar o app e no módulo estudo selecionar uma área do conhecimento como a álgebra. No app há a explicação sobre o assunto e questões relacionadas divididas por anos (6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio), então o professor pode fazer a sua explicação sobre o assunto e acessar questões específicas, projetar no quadro e realizar uma discussão sobre as questões”, ressalta a coordenadora.

Uma equipe responsável pelo projeto MathGo reuniu, durante o mês de novembro, professores de ensino médio e fundamental da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de diferentes municípios da região de Santa Rosa, com o objetivo de apresentar o aplicativo, suas funcionalidades e simular uma competição. Bárbara afirma que estão desenvolvendo mais novidades para auxiliar os estudantes em sala de aula. “O novo projeto AppGO Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais utiliza a mesma lógica do projeto anterior, mas focando em outra área do conhecimento: Letras - Português. O objetivo é criar o PortGo com as mesmas funcionalidades do MathGo. A ideia do AppGo é levar a competição, tanto do MathGo quanto do PortGo, para Ijuí e Santa Rosa nos próximos anos do projeto”, afirma.

Em 2018, em Ijuí, foi realizada a primeira competição MathGo, que envolveu 1.351 alunos e professores.