Seminário vai discutir os programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência - Unijuí

A Unijuí promove, no dia 23 de novembro, o Seminário Institucional dos Programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência da Unijuí. O evento acontecerá no Centro de Eventos, das 8h às 12h.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica, ambos financiados pela Capes, são ações da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visam proporcionar aos discentes de cursos de licenciaturas uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Confira a programação

8h – Recepção aos bolsistas e demais estudantes, professores e dirigentes das escolas e da universidade.

8h20 – Abertura - Pronunciamento de autoridades locais: Coordenador Regional da 36ª CRE; Coordenador Regional da 17ª CRE; Secretário de Educação da SMED; Vice-Reitora de Graduação da Unijuí; Coordenadora Institucional do Pibid e Coordenadora Institucional da Residência Pedagógica.

8h40 – Início das apresentações: apresentação dos trabalhos realizados na escola, por meio dos Programas Pibid e Residência Pedagógica.

10h30 - Avaliação geral.

12h – Encerramento.

Saiba mais sobre o Pibid

O Pibid-Unijuí foi concebido a partir do entendimento de que a constituição do professor se dá em processos de interação e articulação, intencionalmente planejados e desenvolvidos de forma colaborativa e compartilhada, com o necessário reconhecimento e a compreensão do futuro campo profissional e da função social da escola e do professor(a), possibilitando assim mudanças significativas na formação e no exercício profissional. Este Programa objetiva contribuir no processo de constituição docente pela apropriação de conhecimentos de professores e pelo desenvolvimento da autonomia em relação à produção de currículo escolar, que tem como princípio a contextualização e a interdisciplinaridade.

O Programa de Residência Pedagógica objetiva a qualificação/aperfeiçoamento do processo da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A articulação entre Pibid e Residência Pedagógica, aliada ao compromisso assumido pela Unijuí e pelas escolas de Educação Básica integrantes de um ou outro destes dois programas deve assegurar aos futuros professores, o desenvolvimento de habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. Na Unijuí, estes dois Programas objetivam qualificar o processo de desenvolvimento profissional dos professores que já se encontram em exercício, especialmente aqueles que atuam nas escolas parceiras.