Conexão empreendedora: Criatec promove encontro para discutir “Startup, crescimento e aceleração” - Unijuí

Na noite desta terça-feira, 19 de novembro, no Centro de Eventos do campus Ijuí, ocorreu o evento “Conexão empreendedora”, que teve como principal objetivo debater o tema “Startup, crescimento e aceleração”. Na programação do debate participaram como painelistas Cledison Eduardo Fritzen, formado em Sistemas de Informação, com MBA em Marketing e Vendas pela FGV, co-fundador das empresas Lumiun Tecnologia, 13 Bits, ZenFisio e entusiasta de tecnologia e desenvolvimento de negócios digitais; Guillerme Kudiess, engenheiro de Computação pela PUCRS, é Diretor de Operações da VENTIUR Aceleradora e empreendedor de três startups. Já foi sócio da WINNOVA Investimentos, trabalhou na DELL e Solentech. O mediador foi Jorge Cifuentes - CEO da Startup Migo Pet e sócio da Código Kid Santo Ângelo, escola de programação e robótica. É apaixonado por modelos de negócios disruptivos, Marketing Digital, Design de serviços WoW.

Segundo a coordenadora da Criatec, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, eventos como este são importantes para discutir e debater assuntos de interesse das empresas que estão incubadas na Criatec.  “É importante discutir esta temática, tendo em vista que, na Incubadora, temos várias empresas com boas ideias precisando de investimento para poder acelerar o desenvolvimento dos negócios”, salienta.

O evento foi realizado em parceria com a Ventiur, uma aceleradora de startups. De acordo com Guilherme Kudiess, sócio da empresa, o objetivo de uma aceleradora é aproximar investidores das startups, administrando os recursos para que sejam bem aplicados. Para ele, incubadoras como a Criatec, são parceiras procuradas pela empresa para investir em negócios locais. “As incubadoras nos aproximam de startups. Investimosem empresas do Brasil inteiro, e as universidades, com suas as incubadoras, são nossas parceiras, pois estão do lado do empreendedor, sentindo a dor dele, para que nós possamos ser mais assertivos também nas nossas ações”, afirma.

A programação da noite encerrou com a cerimônia de mudança de status de startups residentes na Criatec, Optimize, Infinitum e Doled, que agora se tornam graduadas. Também ocorreu a entrega do Troféu Mérito à Inovação, criado pela equipe de gestão da Incubadora com objetivo de reconhecer o esforço das Startups na introdução de produtos e serviços inovadores. A empresa que recebeu o reconhecimento foi a AgexTec, que atua no ramo do agronegócio.

O evento contou com a presença de estudantes, representantes de empresas, professores e lideranças locais, além do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González e do senhor Antônio Tambara, secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Ijuí.

Por: Atena Scarpelini, estudante de Jornalismo da Unijuí.