Unijuí apresenta Plano Diretor de Iluminação Pública de Santa Rosa - Unijuí

Unijuí apresenta Plano Diretor de Iluminação Pública de Santa Rosa

A Unijuí, juntamente com a Administração Municipal de Santa Rosa, promoveu uma audiência pública na manhã de terça-feira (03), no Palácio Municipal, com o objetivo de apresentar os requisitos para a padronização e eficientização energética por meio do Plano Diretor de Iluminação Pública (PDIP). O Prefeito Municipal de Santa Rosa, Alcides Vicini, ressaltou a importância do plano de iluminação pública para o município. “Uma cidade que quer se organizar precisa ser planejada, e o plano diretor de iluminação pública estará nos auxiliando na segurança e tranquilidade dos moradores de diferentes áreas. O plano nos fornecerá informações sobre a estabilidade da rede e que tipo de luminárias, do ponto de vista econômico e funcional, serão mais adequadas. Esse estudo que a Unijuí está realizando vem ao encontro do que é mais moderno em termos de gestão de iluminação pública”, destaca.

Para realização do PDIP foi realizada a classificação das ruas de todo o município, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, levantamento de campo dos postes, cadastros dos novos loteamentos, realização do cálculo para a iluminação pública e análise técnica e econômica para os conjuntos. Para o Coordenador das Engenharias do campus Santa Rosa, professor Mauro Fonseca Rodrigues, o PDIP traz uma possibilidade de atualização tecnológica e padronização dos processos inerentes à iluminação pública, unindo os dados da RGE e Cooperluz. “Para a Universidade foi importante participar desse plano diretor, contribuindo com o conhecimento técnico e científico para melhorar esse processo, atingindo diretamente a comunidade santa-rosense”, afirma.

O projeto está sob a coordenação dos professores do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, campus Santa Rosa, e conta com o apoio de bolsistas e estudantes dos cursos de engenharia Civil e Elétrica.