Conservação de Solo e Água esteve em debate na Unijuí durante conferência estadual - Unijuí

O solo, recurso natural fundamental, sempre estará no centro da resolução dos principais problemas da humanidade. Como recurso natural renovável, patrimônio da coletividade, é essencial à vida e à soberania da nação, independentemente de seu uso e posse. Com esta perspectiva, foi realizada, nesta quinta-feira, no Centro de Eventos da Unijuí, em Ijuí, a 5ª Conferência Estadual de Conservação de Solo e Água.

O evento, promovido pela Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul - SARGS e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí - APAJU, em parceria com a Unijuí e apoio das Instituições do Grupo Gestor do Programa de Conservação de Solo e Água e da Syngenta, iniciou com a discussão sobre a Política e o Programa Estadual de Conservação de Solo e Água para o Estado. A programação contou, ainda, com a composição de propostas ao mesmo Programa e propostas da academia, realizada por professores da Unijuí, para o tema, entre outras discussões realizadas ao longo do dia.

Segundo a engenheira agrônoma Jordana Schiavo, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí – APAJU, no evento se discutiu a possibilidade de realizar uma nova edição em Ijuí, agregando mais profissionais nas discussões. “Tivemos debates qualificados, de profissionais com ampla experiência no campo. Temos muito para fazer ainda e seremos parceiros no processo de construção e divulgação do conhecimento, além do treinamento técnico de estudantes e profissionais aqui da região”, observa.

Por sua vez, o engenheiro agrônomo Ivo Lessa Silveira Filho, presidente Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul – SARGS, observa que um dos principais objetivos do evento foi construir uma proposta de trabalho sobre a temática para o ano de 2020. “Todas as entidades e profissionais entenderam que é importante evoluir na conservação do solo e água. Saímos contentes do evento e com a certeza que o trabalho irá evoluir nos próximos anos. Também quero salientar a importância da parceria com Universidades como a Unijuí. Vamos aproveitar a expertise e a capacidade de pesquisa da universidade para levar tecnologias aos produtores, sabendo que, assim, poderemos aumentar a nossa produtividade ao mesmo tempo que podemos preservar o meio ambiente”, complementa.