Ações da Unijuí em 2019 impactaram milhares de pessoas na região de Santa Rosa - Unijuí

Ações da Unijuí em 2019 impactaram milhares de pessoas na região de Santa Rosa

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí) é uma instituição Comunitária, Pública Não-Estatal, ou seja, não é privada porque não possui um proprietário/empresário e não visa lucro, sendo considerada filantrópica. Não é estatal pois não se utiliza de dinheiro público para sua manutenção, mas pertence a uma Fundação mantida e gerida pela própria comunidade, a FIDENE, e por essa razão é equivalente a uma instituição pública.

Em Santa Rosa forma profissionais através da educação no ensino superior desde o ano de 1990, quando ocorreu a instalação do Campus. No próximo ano estará completando 30 anos de atuação, já tendo formado mais de 5.500 profissionais graduados nas diversas profissões, que hoje atuam em empresas, organizações, entidades e até em órgãos públicos.

Atualmente o campus Santa Rosa oferece 13 opções de cursos de graduação presencial: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Cooperativas, Direito, Pedagogia, Educação Física (bacharelado e licenciatura) e Psicologia. Além de 15 opções de graduação na modalidade EAD, diversas pós-graduações nas áreas de gestão, direito, engenharias, formação de professores e dezenas de cursos na formação continuada, de curta duração.

Muito mais do que promover apenas o ensino e a formação profissional, a Unijuí desenvolve diversos projetos, programas de extensão e pesquisa na comunidade, envolvendo estudantes, pais, escolas e demais pessoas físicas e jurídicas que são beneficiadas por dezenas de atividades decorrentes destes projetos. Por meio dessas ações a Universidade impactou durante o ano de 2019 milhares de pessoas, compreendendo os diversos programas de extensão, os serviços prestados pelo Escritório Modelo, com atendimentos focados na área jurídica e a Clínica de Psicologia, prestando atendimento clínico à comunidade, além dos laboratórios de Engenharia Civil, de Atividades Físicas e Promoção à Saúde, de Gestão e a Ludoteca.

Também durante o ano de 2019 foram inúmeras as parcerias com a Universidade Regional no Campus Santa Rosa para a realização de atividades e eventos da comunidade envolvendo as entidades: Brigada Militar, 17ª CRE, Secretaria de Desenvolvimento Educacional, Prefeitura Municipal de Santa Rosa, FUMSSAR, Defesa Civil, Bombeiros, Ministério Público Federal, Sindicatos, Fenasoja, ONG Mãos que Servem, Acisap, Agência de Desenvolvimento, Câmara de Vereadores, entre outros.

Eventos culturais envolvendo espetáculos teatrais e apresentações musicais, em parceria com o SESC, também foram realizados na Universidade. Programa Conecta Educação promovido pela Agência de Desenvolvimento desde a sua primeira edição é realizado no campus Santa Rosa, impactando em 2019/2020 mais de 400 professores e 3.000 estudantes do município. E o programa Decola da Acisap teve a parceria da Unijuí levando a cultura empreendedora a quase 200 jovens de diferentes escolas de Santa Rosa. A Universidade participou ativamente das feiras Indumóveis, Hortigranjeiros e em atividades desenvolvidas no decorrer deste ano ligadas a Fenasoja.

Além disso, a Unijuí fomenta o desenvolvimento local a partir da criação de empresas no município e na região, com orientação tecnológica, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec). Durante o ano de 2019 também funcionou no Campus a secretaria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo, permanecendo até hoje a secretaria do Corede Fronteira Noroeste, que são órgãos vinculados ao estado do RS, mas neste ano mantidos exclusivamente com recursos financeiros da Universidade Regional, sem ressarcimento pelo Estado.

Os programas de Residência em Medicina da Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família, parceria entre a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde do Município (FUMSSAR), são destinados para profissionais ligados à área da saúde, é mais um diferencial da Universidade.

Os diversos programas de extensão da Universidade estão envolvendo estudantes de ensino fundamental e médio na socialização de conhecimentos técnicos, desde a elaboração de aplicativos e softwares para jovens de 8º e 9º anos, também de robótica para estudantes do médio e noções de engenharia sustentável para meninas de escolas da região.

Em 2019 foi realizado a I Feira Regional de Matemática, que recebeu no campus Santa Rosa mais de 1.500 visitantes para conhecerem mais de 50 trabalhos inscritos. Ainda, a primeira edição da Feira de Carreiras, com exposição de oportunidades de colocação profissional pelas principais empresas e entidades empregadoras de pessoas da região Fronteira Noroeste, tais como a AGCO, JOHN DEERE, SYGO, VIACERTA, SICREDI, COTRIROSA, TECNIKA ENGENHARIA, VIDA E SAÚDE, ALIBEN, COOPERMIL, C.VALE, que receberam centenas de currículos, realizaram entrevistas e trocaram experiências com os visitantes. E ainda, foi realizado neste ano, o Dia do Bem, promovido pela ONG Mãos Que Servem, com apoio da Universidade, que receberam mais de 5.000 pessoas no primeiro domingo de dezembro, no campus Santa Rosa.

“Foram tantas as ações durante esse ano que não cabe numa simples matéria, mas entendemos ser importante divulgar ao menos um pouco do que fizemos neste ano para demonstrar à comunidade regional o grande volume de atividades que esta instituição promove, desenvolve, apoia e realiza para beneficiar a comunidade, cumprindo assim seu propósito institucional de promover o desenvolvimento regional” finaliza o Pró-Reitor da Unijuí campus Santa Rosa, professor Marcos Scherer.

Confira nas imagens algumas ações realizadas pela Universidade em Santa Rosa e região: