Avaliação do MEC: Unijuí mantém ótimo conceito no Índice Geral de Cursos - Unijuí

Avaliação do MEC: Unijuí mantém ótimo conceito no Índice Geral de Cursos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC), que é um dos quesitos avaliados nas Instituições de Educação Superior (IES). Seu cálculo anual é realizado, dentre outros indicadores, pela média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e pela média dos conceitos de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na última avaliação trienal disponível. A Unijuí conquistou o conceito 04, em uma avaliação que vai de 01 a 05, o que é considerado excelente.

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores. Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

Para a Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon, “receber estes resultados, extremamente significativos e positivos, para os principais indicadores de qualidade dos cursos de graduação, é motivo de orgulho não apenas para a Vice-Reitoria de Graduação, mas para toda a comunidade acadêmica e regional”. Para ela, o resultado reafirma a excelência acadêmica da Unijuí e mobiliza para a manutenção da qualidade do ensino, de maneira articulada com a pesquisa, a extensão, a inovação, a internacionalização, sem descuidar do compromisso social da Instituição.

“De acordo com este e os demais resultados das avaliações externas pelas quais passamos, atualmente, não há dúvida de que a Unijuí é a maior e a mais importante instituição de educação superior do noroeste do Rio Grande do Sul, contribuindo decisivamente para o crescimento econômico e o desenvolvimento social desta região e de todo o país”, destacou. A professora parabenizou ainda o trabalho coletivo de coordenadores, professores, técnicos e estudantes, que contribuíram para esse resultado. “Estes resultados são, antes de tudo, a resposta ao empenho, dedicação e profissionalismo que a comunidade acadêmica mobiliza cotidianamente para executar projetos pedagógicos atualizados e convergentes as expectativas do mundo do trabalho”, concluiu.

Confira os conceitos recebidos pelos cursos: