Presidência da FIDENE e Reitoria da UNIJUÍ tomam posse em ato solene - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Presidência da FIDENE e Reitoria da UNIJUÍ tomam posse em ato solene

                 

 

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13 dezembro, a posse da Reitoria da Unijuí gestão 2020/2023 e da Presidência da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), gestão 2020/2022. Na oportunidade, também foram empossados os novos integrantes dos Conselhos Superiores da Fundação. O ato solene ocorreu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, com a presença de autoridades e lideranças regionais e estaduais, convidados, professores e técnicos-administrativos e de apoio da Instituição e imprensa.

O mandato na Unijuí será exercido pela professora Cátia Maria Nehring, Reitora; professora Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação; professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e professor Dieter Rugard Siedenberg, Vice-Reitor de Administração. Dentre as propostas desta nova gestão, destacam-se: consolidar a Universidade como referência de excelência no ensino de graduação na modalidade presencial e a distância, com base em formatos curriculares inovadores; garantir a sustentabilidade; valorizar o comprometimento e reforçar a relação com a região.

No evento, o público também foi brindado com apresentações artísticas do Coral Unijuí e do Espetáculo Elis e Elas, que homenageia a grande intérprete da música brasileira. Na sequência, foi composta a mesa oficial de trabalhos e realizada a posse da Presidência e dos membros do Conselho Curador e Conselho Diretor da Fidene (confira a nominata abaixo). Por fim, ocorreu a posse dos quatro integrantes da Reitoria e o pronunciamento oficial da Reitora.

Em seu discurso, Cátia Maria Nehring relembrou alguns dos principais fatos de sua primeira gestão, além de fazer uma avaliação do cenário educacional, tendo em vista o contexto político, econômico e social do país. Observou, ainda, que é preciso reinventar a Universidade e o fazer institucional frente ao cenário atual. “A universidade precisa ser agente da mudança, que deve ser incorporada ao processo permanente da sua própria organização”, ressaltou. A Reitora também lembrou a missão da Instituição com a comunidade regional: “contribuir com o desenvolvimento a partir da educação, a partir da construção de conhecimento novo, da busca da resolução de problemas reais”, complementou. E encerrou com um trecho de texto do escritor Carlos Drumond de Andrade:

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante, vai ser diferente...”

“Que 2020 seja diferente”, encerrou a Reitora.

No ato, a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e representante da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Carmen Lúcia de Lima Helfer, que também é Reitora da Unisc, de Santa Cruz do Sul, em espaço de fala, desejou sucesso para os gestores empossados e observou: “serenidade, sabedoria, discernimento e coragem para tomar as decisões necessárias, contem sempre com o nosso apoio. Que possam se fortalecer a cada dia e avançar em seus propósitos”, complementou. Também realizou pronunciamento o prefeito de Ijuí, Valdir Heck. “Eu, como egresso desta Instituição, lembro muito bem da filosofia que determinou os passos desta Universidade. Hoje estamos em outros tempos, mas a filosofia e os objetivos traçados desde o início são reforçados a cada ano”, salientou.

Ao final da solenidade os participantes puderam desfrutar de um coquetel organizado pelo Gasteiz Vitória, no Hall do Salão de Atos.

FIDENE

A Presidência da Fidene será exercida pela professora Cátia Maria Nehring, eleita no dia 03 de dezembro em Assembleia Geral, por unanimidade. Na mesma data, a professora Euselia Paveglio Vieira foi eleita como vice-presidente. Elas estão a frente da Fidene, Fundação mantenedora da Unijuí, da Rádio Unijuí FM, do Museu Antropológico Diretor Pestana e da EFA. Também foram eleitos os membros dos Conselhos Superiores da Fidene - Conselho Diretor (órgão deliberativo e consultivo da administração da Fidene) e Conselho Curador (órgão superior e de fiscalização da Fundação), que tomaram posse nesta sexta-feira:

MEMBROS DO CONSELHO DIRETOR 

 Titulares:

1.    Cátia Maria Nehring - Presidente

2.    Euselia Paveglio Vieira – Vice-Presidente

3.    Ivo Ney Kuhn

4.    Jaeme Luiz Callai

5.    Vera Regina Kapp

6.    Martinho Luís Kelm

7.    Onésimo Antonio Ceratti

8.    Rafael Zancan Frantz

9.    Mirna Stela Ludwig

Suplentes:

10. Arnildo Laurêncio Rockenbach

11.  Aldemir Berwig

12. Luciano Zamberlan 

MEMBROS DO CONSELHO CURADOR

 TITULARES: 

1.   André Hoffmann

2.   Juarez Neme da Costa

3.   Lisete Therezinha Webler

4.   Roberto Fengler

5.   Sonia Beatriz Teles Drews

6.   Telmo Rudi Frantz

7.   Teodoro Clebsch

8.   Vania Elise Diel

9.   José Luis Bonamigo

SUPLENTES: 

10. Elis Regina Manhabosco Allegranzzi

11.  Elton Martin Lohamann

12. Taíse Neves Possani


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.