Presidência da FIDENE e Reitoria da UNIJUÍ tomam posse em ato solene - Unijuí

Presidência da FIDENE e Reitoria da UNIJUÍ tomam posse em ato solene

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13 dezembro, a posse da Reitoria da Unijuí gestão 2020/2023 e da Presidência da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), gestão 2020/2022. Na oportunidade, também foram empossados os novos integrantes dos Conselhos Superiores da Fundação. O ato solene ocorreu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, com a presença de autoridades e lideranças regionais e estaduais, convidados, professores e técnicos-administrativos e de apoio da Instituição e imprensa.

O mandato na Unijuí será exercido pela professora Cátia Maria Nehring, Reitora; professora Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação; professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e professor Dieter Rugard Siedenberg, Vice-Reitor de Administração. Dentre as propostas desta nova gestão, destacam-se: consolidar a Universidade como referência de excelência no ensino de graduação na modalidade presencial e a distância, com base em formatos curriculares inovadores; garantir a sustentabilidade; valorizar o comprometimento e reforçar a relação com a região.

No evento, o público também foi brindado com apresentações artísticas do Coral Unijuí e do Espetáculo Elis e Elas, que homenageia a grande intérprete da música brasileira. Na sequência, foi composta a mesa oficial de trabalhos e realizada a posse da Presidência e dos membros do Conselho Curador e Conselho Diretor da Fidene (confira a nominata abaixo). Por fim, ocorreu a posse dos quatro integrantes da Reitoria e o pronunciamento oficial da Reitora.

Em seu discurso, Cátia Maria Nehring relembrou alguns dos principais fatos de sua primeira gestão, além de fazer uma avaliação do cenário educacional, tendo em vista o contexto político, econômico e social do país. Observou, ainda, que é preciso reinventar a Universidade e o fazer institucional frente ao cenário atual. “A universidade precisa ser agente da mudança, que deve ser incorporada ao processo permanente da sua própria organização”, ressaltou. A Reitora também lembrou a missão da Instituição com a comunidade regional: “contribuir com o desenvolvimento a partir da educação, a partir da construção de conhecimento novo, da busca da resolução de problemas reais”, complementou. E encerrou com um trecho de texto do escritor Carlos Drumond de Andrade:

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante, vai ser diferente...”

“Que 2020 seja diferente”, encerrou a Reitora.

No ato, a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e representante da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Carmen Lúcia de Lima Helfer, que também é Reitora da Unisc, de Santa Cruz do Sul, em espaço de fala, desejou sucesso para os gestores empossados e observou: “serenidade, sabedoria, discernimento e coragem para tomar as decisões necessárias, contem sempre com o nosso apoio. Que possam se fortalecer a cada dia e avançar em seus propósitos”, complementou. Também realizou pronunciamento o prefeito de Ijuí, Valdir Heck. “Eu, como egresso desta Instituição, lembro muito bem da filosofia que determinou os passos desta Universidade. Hoje estamos em outros tempos, mas a filosofia e os objetivos traçados desde o início são reforçados a cada ano”, salientou.

Ao final da solenidade os participantes puderam desfrutar de um coquetel organizado pelo Gasteiz Vitória, no Hall do Salão de Atos.

FIDENE

A Presidência da Fidene será exercida pela professora Cátia Maria Nehring, eleita no dia 03 de dezembro em Assembleia Geral, por unanimidade. Na mesma data, a professora Euselia Paveglio Vieira foi eleita como vice-presidente. Elas estão a frente da Fidene, Fundação mantenedora da Unijuí, da Rádio Unijuí FM, do Museu Antropológico Diretor Pestana e da EFA. Também foram eleitos os membros dos Conselhos Superiores da Fidene - Conselho Diretor (órgão deliberativo e consultivo da administração da Fidene) e Conselho Curador (órgão superior e de fiscalização da Fundação), que tomaram posse nesta sexta-feira:

MEMBROS DO CONSELHO DIRETOR

Titulares: