COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Stricto Sensu: Unijuí realiza processos seletivos para novas turmas de mestrado e doutorado

 

Seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí realizaram processos seletivos para ingresso de novas turmas no primeiro semestre de 2020. A Universidade oferta cursos de mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento e vinculados aos seus seis departamentos.

Foram mais de 250 inscritos que concorreram às vagas disponíveis nos programas de Educação nas Ciências, Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos, Modelagem Matemática, Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. As aulas terão início no primeiro semestre de 2020.

Cada Programa contou com um processo seletivo próprio, que incluiu, na maioria dos cursos, prova escrita, análise do currículo, análise do projeto de pesquisa ou projeto de tese, e entrevista. Os resultados de cada processo seletivo estão disponíveis na página dos respectivos cursos.

Os candidatos para o Programa em Educação nas Ciências do estado do Maranhão realizaram a prova e a entrevista na Unibalsas. As duas instituições, Unijuí e Unibalsas, possuem parceria interinstitucional por meio da oferta do Minter e Dinter

Saiba mais sobre cada curso:

Atenção Integral à Saúde

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Desenvolvimento Regional

O Programa e seus Cursos são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com conceito 4 na avaliação quadrienal 2013/2016. Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional.

Direito

A Criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e a implantação do Curso de Mestrado em Direitos Humanos no ano de 2012 e do Curso de Doutorado em 2019 foi o resultado do trabalho realizado pelo Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, pelo Curso de Mestrado em Desenvolvimento (em especial linha de pesquisa em Direito, Cidadania e Desenvolvimento) e pelo Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Desenvolvimento.

O Programa tem como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos.

Educação nas Ciências

O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. O Programa é credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. 

Modelagem Matemática

A Modelagem Matemática é uma área científica que usa amplamente a Matemática e a Computação Científica e está orientada ao aproveitamento de métodos matemáticos e computacionais para a elaboração de modelos matemáticos buscando soluções para problemas atuais nas mais diversas áreas do conhecimento.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática (PPGMM) da Unijuí tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.

Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.


Compartilhe!