Startup incubada na Criatec é destaque em programa do Sebrae RS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Startup incubada na Criatec é destaque em programa do Sebrae RS

A Startup AgexTec apresentou uma plataforma que monitora a ferrugem asiática e os melhores momentos para aplicação de defensivos agrícolas

                  

A startup AgexTec, de Ijuí, foi destaque da segunda turma do StartupRS Agritech, programa do Sebrae RS voltado às startups que desenvolvem soluções para a cadeia do agronegócio. A boa notícia veio em dezembro, logo após a empresa participar do Demoday, um pitch de cinco minutos para uma banca composta por investidores e especialistas de grande destaque do setor. O evento aconteceu na PUCRS, junto com outras sete startups que fizeram parte da segunda turma do Agritech.

A empresa é especializada no monitoramento da evolução de lavouras, condições do tempo, diagnóstico dos solos, modelagem agrícola e programação de algoritmos capazes de reduzir os desperdícios e aumentar a eficiência da agricultura. No Demoday, a empresa apresentou a Ageris, uma plataforma digital totalmente sincronizada com estações meteorológicas (Rebel) próprias, que fazem o monitoramento da ferrugem asiática e indica, em tempo real, as condições ideais para aplicação de defensivos agrícolas. Quase metade dos defensivos são jogados fora por erro de aplicação. Boa parte desses erros ocorrem devido a falta de informações representativas da propriedade como, por exemplo, a baixa umidade relativa do ar, capaz de evaporar os produtos da calda no ar, antes de tocarem os alvos (plantas ou pragas).

“Queremos, por meio de uma rede de estações meteorológicas, cruzar as informações registradas pelos equipamentos e realizar o monitoramento da ferrugem asiática e, com base nas temperaturas e umidade relativa do ar, traduzir na forma de um semáforo para o agricultor as condições ótimas de aplicação: Spray na cor vermelha piscando no celular, não aplicar; spray amarelo pode aplicar, mas com eficiência reduzida; e o spray verde piscando indica condições ótimas para aplicação. O agricultor não precisa entender ou traduzir os efeitos dessas variáveis e a atualização acontece a cada 5 minutos”, explica o sócio-diretor da AgexTec, Dr. Cesar Fensterseifer.

Com workshops e consultorias, o StartupRS Agritech ajudou na definição do negócio, a pensar o mercado para os produtos, os benefícios do marketing digital para a divulgação e a comercialização, os melhores canais para projetos em parcerias, até o faturamento. O modelo de negócio acontece em parcerias com cooperativas, revendas agrícolas, escritórios de planejamento e prefeituras, que apresentam a plataforma aos clientes e agricultores. Assim, é possível que, em uma região, eles dividam o custo de implementação das estações meteorológicas de monitoramento e possam pagar apenas uma mensalidade de R$96 por mês para usufruir do sistema. “O valor é equivalente ao custo do erro de uma aplicação em meio hectare” comenta o empresário. Atualmente, a AgexTec possui 4 estações instaladas no Rio Grande do Sul. Até o fim de janeiro, devem ser 10 estações e 22 até o fim de fevereiro.

Fonte: Sebrae/RS

              


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.