Unijuí pelo mundo: agricultura brasileira é tema de Conferência na África - Unijuí

Unijuí pelo mundo: agricultura brasileira é tema de Conferência na África

A agricultura brasileira foi tema de palestra no Instituto Superior de Estudos Tecnológicos Aplicados (ISETA), em Tambacounda, no Senegal. A Conferência sobre “Desenvolvimento Agrícola Brasileiro, com ênfase à Agricultura Familiar” foi debatido pelo professor da Unijuí, Roberto Carbonera, junto com estudantes da instituição e comunidade local, na Prefeitura da cidade africana.

O professor compartilhou com os participantes dados e informações sobre a capacidade agrícola do Brasil. "A diversidade de climas e ecossistemas oferece uma ampla gama de possibilidades. A capacidade dos agricultores permitiu a mobilidade e a busca por melhores condições de produção e de vida”, observou.

Na mesma ocasião, foi assinado o Termo de Renovação do Convênio UNIJUÍ-ISETA, pelo diretor do Instituto, Mamadou Boye Diallo, para a formação profissional, acadêmica e para o desenvolvimento regional. O termo já havia sido assinado pela Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.

O ato contou com a presença do Governador Regional, Oumar Mamadou Baldé, que parabenizou a iniciativa e a opção adotada pelo ISETA para a formação.

A agenda do professor Roberto Carbonera prevê, ainda, visita ao Instituto Superior de Pesquisa Agrícola, à Agência Nacional de Aconselhamento Agrícola e Rural e ao Parque Nacional Niokolo Koba, em Tambacounda.

Em Dakar, capital do país, haverá uma audiência com o diretor de Ensino Superior do Ministério de Ensino Superior e Pesquisa e com o diretor de Formação do Ministério de Formação Profissional.

Cooperação UNIJUÍ/ISETA

Desde o início das tratativas para a assinatura do termo de cooperação técnica e científica, em 2014, a direção do ISETA demonstrou grande interesse pela Unijuí e pela Região Noroeste do RS, devido às similaridades entre as regiões e desafios da formação Superior e Desenvolvimento Regional. Seu diretor esteve na Unijuí por ocasião do III Seminário internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil, realizado em 2018.

Atualmente, três estudantes senegaleses estão realizando seus estudos na Unijuí: Mamadou Boye Diallo, cursa o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e o acadêmico Amath Ndao e a acadêmica Aissatou Diouf, cursam Agronomia.