Startup incubada na Criatec concorre a investimento em Programa de Aceleração - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Startup incubada na Criatec concorre a investimento em Programa de Aceleração

                

A Agextec, incubada na Incubadora de empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, a Criatec, está entre as 12 melhores Startups do Agronegócio em uma Programa de Aceleração de Startups, concorrendo a investimentos da Aceleradora Ventiur. O fundo de investimentos conta com a participação de agricultores e produtores dos mais variados setores do agro.

A AgexTec oferece ferramentas digitais capazes de aumentar a assertividade do planejamento agrícola. A partir de um software desenvolvido pela Next Season Systems (Nebraska, EUA), fruto de parte da pesquisa de Doutorado de Cesar, o sistema concentra os últimos avanços da pesquisa agrometeorológica, e, por meio de um aplicativo, avalia as características das lavouras e apresenta sugestões de manejo de fácil entendimento, revertendo os desperdícios em maior rentabilidade para os produtores. A empresa é especializada no monitoramento da evolução de lavouras, condições do tempo, diagnóstico dos solos, modelagem agrícola e programação de algoritmos capazes de reduzir os desperdícios e aumentar a eficiência da agricultura.

Segundo Cesar Augusto Fensterseifer, sócio-diretor da empresa, muitos produtores têm prejuízos pela dificuldade de acesso à tecnologia e falta informações das lavouras.  “Queremos, por meio de uma rede de estações meteorológicas, cruzar as informações registradas pelos equipamentos e realizar o monitoramento da ferrugem asiática e, com base nas temperaturas e umidade relativa do ar, traduzir na forma de um semáforo para o agricultor as condições ótimas de aplicação: Spray na cor vermelha piscando no celular, não aplicar; spray amarelo pode aplicar, mas com eficiência reduzida; e o spray verde piscando indica condições ótimas para aplicação. O agricultor não precisa entender ou traduzir os efeitos dessas variáveis e a atualização acontece a cada 5 minutos”, explica o sócio-diretor da AgexTec, Dr. Cesar Fensterseifer.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.