Unijuí lança Guia de Formatação de Trabalhos Científicos - Unijuí

Unijuí lança Guia de Formatação de Trabalhos Científicos

A Unijuí lançou, na tarde desta terça-feira, 03 de março, o Guia de Formatação de Trabalhos Científicos, organizado pela Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, com edição da Editora Unijuí e a contribuição de professores representantes de todos os Departamentos da Universidade, em evento promovido pelas Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Editora Unijuí e Biblioteca Universitária, no Hall da Biblioteca do campus Ijuí. “É um momento ímpar para mostrar as potencialidades que temos na nossa Universidade. Cerca de 30 professores estiveram envolvidos neste importante conjunto de normas, trabalhando aspectos conhecidos por eles na questão de formatação de trabalhos dos estudantes, então é também um trabalho didático, construído a partir das experiências em sala de aula, na Graduação e nos Programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí”, observou, durante o evento, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.

O objetivo é dar identidade aos trabalhos acadêmicos e científicos produzidos na Unijuí, padronizando as produções de todas as áreas e cursos. Também é objetivo apresentar orientações e recomendações quanto à formatação de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos, relatórios e projetos de pesquisa da Instituição. É possível encontrar o Guia no site da Editora, pelo valor simbólico de R$ 15.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, os estudantes da Unijuí terão em mãos uma ferramenta importante para a produção dos trabalhos acadêmicos. “Vamos realizar um trabalho interno com os Departamentos e colegiados de cursos para a efetivação do uso do guia em sala de aula, que ele passe a fazer parte da vida acadêmica na Unijuí”, complementou.

A Editora Unijuí, órgão ligado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, trabalha com a produção completa de livros e revistas, entre outros, reafirmando a importância da leitura de textos que abrangem as mais variadas áreas do conhecimento. Sua atuação compreende desde o contato com autores, professores e pesquisadores de diferentes áreas do saber até o trabalho de revisão, diagramação e arte final destes materiais. É um serviço completo, de excelência, que se apresenta como forte aliado da Fidene/Unijuí no seu compromisso com o desenvolvimento desta região. Os títulos publicados pela Editora anualmente auxiliam na disseminação do conhecimento, bem como na divulgação de estudos e pesquisas que a Universidade desenvolve, tanto em âmbito de Graduação quanto de Pós-Graduação.

A Biblioteca Universitária está presente em todos os campi da Unijuí e é um órgão de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, vinculado à Vice-Reitoria de Graduação. Disponibiliza acesso a conteúdo acadêmico-científico e cultural à comunidade acadêmica e externa. É responsável pelo contínuo provimento, processamento técnico, manutenção, atualização e divulgação do seu acervo, nas mais variadas áreas do conhecimento, priorizando as áreas dos cursos ofertados pela Instituição. Atualmente, o acervo físico da Biblioteca contém cerca de 210 mil títulos e mais de 320 mil exemplares de títulos nas diversas áreas do conhecimento. O acervo virtual é acessado por meio das bibliotecas virtuais Pearson e Minha Biblioteca, que disponibilizam títulos das mais renomadas editoras do país.