Estudantes da Unijuí pelo mundo: intercâmbio acadêmico, Summer School e estágios - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes da Unijuí pelo mundo: intercâmbio acadêmico, Summer School e estágios

                 

No primeiro semestre de 2020 estudantes de graduação da Unijuí partiram para países da Europa e América do Sul para realizar intercâmbio acadêmico, Summer School e estágios práticos. A Unijuí tem parceria com instituições de ensino superior em diversos países, que permitem aos estudantes diversas experiências internacionais e a formação com um currículo diferenciado. O Escritório de Relações Internacionais da Unijuí dá suporte aos estudantes que desejam realizar estudos e estágios no exterior, tanto nas instituições parceiras da Unijuí, quanto por meio de editais e oportunidades externas.

Confira as últimas atividades dos estudantes da Unijuí mundo afora:

Intercâmbio Acadêmico

Em fevereiro de 2020, seis estudantes de graduação partiram para Portugal para um semestre de intercâmbio acadêmico e estágio na Universidade do Porto e no Instituto Politécnico de Leiria. São elas:

1. Alana Rakoski Zanfra - Farmácia - Universidade do Porto, Portugal

2. Nicoli Francieli Gross - Direito - Universidade do Porto, Portugal

3. Laura Desordi Bortoli - Direito - Universidade do Porto, Portugal

4. Anaiara Zimmer - Engenharia Civil - Universidade do Porto, Portugal

5. Anelise Corrêa da Silva - Estética e Cosmética - IPLeiria, Portugal

6. Ana Maria Dessbessel Argou - Engenharia Civil - IPLeria, Portugal

Antes da viagem, o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí organizou uma reunião de orientação com as intercambistas e seus familiares, a qual contou com a presença da Vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, além da professora Angélica Cristiane Moreira. Na ocasião, as estudantes receberam orientações e dicas sobre a viagem, a vida e os estudos em Portugal, trocaram informações e também assinaram o Termo de Compromisso de Estudos no Exterior.

O Escritório de Relações Internacionais está recebendo inscrições para intercâmbio acadêmico para o próximo semestre. O intercâmbio é uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos em universidades de excelência no exterior, aprimorar uma língua estrangeira, conhecer outras culturas e estabelecer uma rede internacional de contatos.

Summer School

Argentina

A Universidade Tecnológica de San Rafael - UTN, na Argentina, instituição parceira da Unijuí, oferece regularmente cursos de verão e inverno para estudantes de graduação e pós-graduação. Em fevereiro, os estudantes Deise Aline de Aguiar, do curso de Administração, e João Pedro Zambiazi Oliveira, do curso de Engenharia Elétrica, participaram da Summer School na UTN, que compreendeu atividades como curso de espanhol, palestras, visitas guiadas a hidrelétricas, azeiteiras e vinícolas, bem como atividades de lazer. Os estudantes da Unijuí viajaram junto com um grupo de estudantes de Caxias do Sul, organizado pelo Professor Marcos Griebeler. A UTN conta com uma infraestrutura completa para o acolhimento de estudantes estrangeiros e destaca que a aprendizagem integrada de idiomas estrangeiros e outros conteúdos curriculares implica o estudo de assuntos como história ou ciências naturais por meio de um idioma diferente. Nesse caso particular, essa abordagem implica, por um lado, na aprendizagem de aspectos culturais e históricos da Argentina, ambientes locais como Mendoza, em particular San Rafael e Los Reyunos, e, por outro, possui objetivos linguísticos, pois os conteúdos são ministrados em espanhol para estudantes brasileiros. Os estudantes que participam de cursos na UTN podem realizar o aproveitamento de créditos junto ao seu curso de graduação na Unijuí.

Estágios

Uruguai

Por meio do acordo de cooperação entre a Unijuí e a Universidad de la República – Udelar, no Uruguai, três estudantes do curso de Agronomia realizaram, nos meses de janeiro e fevereiro, estágio prático no Uruguai. São eles: Iandeyara Nazaroff da Rosa, Pedro Henrique Bester Przybitowicz e Ricardo de Oliveira Schneider. O estágio, que ocorreu na Estación Experimental Bernardo Rosengurtt, contou com a supervisão do professor da Udelar, Dr. Jean Kássio Fedrigo.

Para a estudante Iandeyara, “o estágio tem sido uma oportunidade ímpar para o crescimento pessoal e acadêmico, pois conviver com uma nova cultura e um novo idioma são desafios que exigem dedicação e promovem evolução.  No que se refere ao cunho acadêmico, posso afirmar que é uma experiência extremamente válida, pois atuamos em inúmeras áreas, com diferentes tecnologias e realidades, que nos proporcionam subsídios para a formação de um profissional completo. A união de saberes que trouxemos da Unijuí nos faz também inferir ideias e auxiliar nos projetos com realidades e vivências que tivemos ao longo dos anos na Instituição, e por fim, colaborando para nosso, cada vez maior, preparo para o mercado de trabalho. O Uruguai é lindo, as pessoas são receptivas e a Universidade é preparada para acolher e agregar na vida de seus estagiários, vale a pena conhecer!"

Já o estudante Pedro ressalta que o estágio é uma “grande oportunidade de aprendizado e experiência nas áreas de ovinocultura, gado de leite e de corte. Juntamente com ótimos mestres que proporcionam uma vastidão de conhecimento principalmente em sistemas silvipastoris, que vem se consolidando como um sistema chave para o desenvolvimento sustentável da agropecuária.

China

O estudante Giovani Prates Bisso Dambróz, do curso de Engenharia Mecânica, campus Panambi, optou por realizar um estágio em Xangai, na China. Giovani realizou seu estágio prático nos meses de janeiro e fevereiro na empresa HERR Industry System (Shanghai) Co., Ltd.

Para Giovani, “ir para longe de casa pode dar um pouco de medo. Medo de não compreender ninguém, de não ser compreendido, de não conseguir “me virar”. Cheguei em Xangai no dia 4 de janeiro, com uma mistura de sentimentos como os descritos acima. Felizmente, me provei errado: sem falar mandarim, sem conhecer os costumes chineses, sem ter tido contato com a culinária local, pude compreender muito e, acredito eu, pude me virar muito bem. Durante esse período de 48 dias, cumpri meu estágio curricular em uma fabricante de sistemas de exaustão de resíduos industriais. Me ocupei com o estágio no horário comercial e, quando possível, visitei atrações e tentei conhecer melhor a cidade. A experiência foi fantástica!”, diz Giovani P. S. Dambróz.

                        


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.