Unijuí realiza tratativas com o governo e com rede de hospitais da Alemanha - Unijuí

Unijuí realiza tratativas com o governo e com rede de hospitais da Alemanha

Na tarde desta quinta-feira, 05, a Reitoria da Unijuí recebeu os representantes da comitiva do Grupo Hélios e dos representantes do Ministério do Trabalho alemão. O objetivo das tratativas foi de negociar futuras parcerias entre a Universidade e a rede de hospitais e clínicas alemã.

O Grupo Hélios é uma rede alemã de hospitais e clínicas, a maior da área em toda a Europa. É composta por 86 hospitais e cerca de 100 clínicas e centros de prevenção. A rede atende mais de 5.2 milhões de pacientes anualmente e conta com mais de 100 mil trabalhadores. Entre os representantes do grupo Hélios que participaram da reunião estavam médico diretor de Recursos Humanos, Sebastian Hunger, a diretora de Enfermagem de Leipzig, Beatriz Halama, o diretor médico de Nienburg, Michael Stalp e o diretor geral do Nienburg, médico Thomás Clausing.

O governo alemão, por meio de seus dois representantes, Jacqueline Meyer e Mariano Hebenbrock, intermediou as relações entre instituições de ensino e grupos da iniciativa privada. Segundo a comitiva alemã, há grande carência de profissionais de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e áreas afins nesse país. Por isso, há uma política de incentivo por parte governo alemão para empregar estrangeiros nessas áreas com carência de profissionais. Além da comitiva alemã, participou da reunião na Unijuí a gerente de enfermagem do HCI, Cledir França. O Grupo Hélios já assinou, nessa última semana, um convênio com o Hospital de Caridade de Ijuí que prevê o uso das instalações do hospital para receber e capacitar profissionais de enfermagem.

A comitiva alemã foi recepcionada na Unijuí pela Reitora, professora dra. Cátia Maria Nehring, Vice-reitora de Graduação, professora dra. Fabiana Fachinetto, Vice-reitor de Administração, professor dr. Dieter Siendenberg, professores do DCVida Marcio Strassburger e Bruna N. de Araujo, além dos assessores de relações internacionais. As discussões giraram em torno da possibilidade de que a Unijuí venha a ser facilitadora do ensino do idioma alemão para os acadêmicos e profissionais que tenham interesse em trabalhar no exterior. Essa parceria possibilitaria que estudantes dos cursos de enfermagem, fisioterapia e outras áreas da saúde possam se candidatar para experiências profissionais nas clínicas e hospitais do Grupo Hélios, na Alemanha. Com isso, a Universidade reforça a importância que sempre atribuiu ao aprendizado de idiomas, que nessa parceria será a porta para oportunidades de estágio e emprego no exterior para os seus acadêmicos e egressos, bem como a busca por cooperações internacionais de excelência.