Unijuí divulga resultados da Pesquisa de Imagem realizada com a comunidade externa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí divulga resultados da Pesquisa de Imagem realizada com a comunidade externa

 

A Unijuí realizou, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Pesquisa de Imagem da Instituição, no período de 11/11/2019 a 19/12/2019, com o objetivo de conhecer a imagem da Unijuí e a sua importância para o desenvolvimento regional.

A pesquisa foi aplicada por meio do Google Forms  à comunidade externa nos quatro campi da Unijuí, abrangendo a região celeiro (campus Três Passos); Fronteira Noroeste (campus Santa Rosa); Noroeste Colonial (campi Ijuí e Panambi) e outros. Participaram da pesquisa empresas privadas, poder público, associações e entidades, instituições de ensino, de saúde, cooperativas e propriedades rurais. Responderam o instrumento 353 pessoas da comunidade externa.  

Na análise dos dados pela CPA evidenciam-se resultados que demonstram o reconhecimento da Unijuí como propulsora do desenvolvimento regional. A maioria das entidades pesquisadas se constituiu de público relacionado à empresa privada em que se teve maior adesão a resposta, com 36,30%, seguida das Instituições de Ensino, com 32,60%, com 10% o Poder Público e o restante, 21%, representa outras instituições/organizações da comunidade regional, conforme pode ser conferido no gráfico abaixo.

Quanto à percepção dos pesquisados sobre a inserção da Unijuí no desenvolvimento local e regional, a maioria (72%) aponta contribuir fortemente para o desenvolvimento regional e 23,30% considera que a Unijuí contribui de maneira razoável e apenas 5% apontam que pouco contribui. Sobre o grau de satisfação dos pesquisados em relação à atuação da Unijuí avaliou-se uma série de indicadores. Para a análise categorizou-se em satisfação alta, média e baixa, obtendo-se o seguinte resultado: 

Satisfação Alta 

  • 94% Imagem

  • 90% Infraestrutura

  • 88% Reconhecimento dos diplomados no mercado de trabalho

  • 88% Quadro de professores

  • 86% Serviços prestados à comunidade

 

Satisfação média

  • 84% Oferta de cursos

  • 81% Participação ativa na comunidade

  • 78% Inovação e empreendedorismo regional

  • 78% Promoção de eventos culturais

 

Baixa satisfação                       

  • 53% Preços

 

Salienta-se que o indicador imagem perante a comunidade obteve o maior percentual, alcançando 94% em alta performance e 6% em média. E, na sequência, a infraestrutura com 90% de satisfação pela comunidade. “Esse resultado não surpreendeu, considerando a atuação de 63 anos de Ensino Superior desta Instituição, contribuindo para o desenvolvimento regional”, destaca a professora Patricia Spilimbergo, coordenadora adjunta da CPA.

Algumas sugestões de melhorias foram mencionadas pela comunidade, dentre elas, a necessidade de fortalecer a parceria entre Universidade/empresa por meio de projetos. Cabe ressaltar que a Unijuí atua como articuladora, facilitadora e integradora de processos de inovação, empreendedorismo e de tecnologia, desenvolvidos a partir da interação entre Universidade - Governo - Empresas - Sociedade Civil. A meta para atendimento desta demanda está projetada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024, de estabelecer no mínimo 10 parcerias com o setor público, empresas e organizações do terceiro setor regional.

Os respondentes apontaram, também, a necessidade de qualificar a formação dos estudantes para o mercado de trabalho e fortalecer os campos de estágios. Sobre este aspecto estão sendo construídas novas propostas pedagógicas de cursos com foco no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, ampliando a relação entre a teoria e a prática. Atualmente, a Unijuí tem estabelecido convênios para ampliar os campos de estágios visando qualificar ainda mais os egressos para o mercado de trabalho.

Também sugeriram ampliar a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e de formação continuada de curta duração. Evidencia-se que está projetado no PDI 2020-2024 a criação de 27 cursos de graduação e mais de 150 cursos de pós-graduação, nas modalidades Presencial e EaD, nos quatro campi.

Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA, enfatiza: “Analisando o feedback da comunidade externa por meio desta pesquisa, a CPA observa que os dados coletados na pesquisa demonstram o reconhecimento da comunidade regional sobre o impacto da Unijuí para o desenvolvimento regional e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, quer seja pela formação (ensino de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu), pelo desenvolvimento de pesquisas e de extensão e cultura”. 

Assim, esta análise será socializada pela CPA junto aos gestores da Unijuí, com o objetivo de produzir indicadores para a busca da excelência acadêmica, bem como será sistematizada e divulgada nos canais de comunicação internos e externos e redes sociais.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.