Dia Internacional da Mulher: ações e eventos marcam a data na FIDENE/UNIJUÍ - Unijuí

Dia Internacional da Mulher: ações e eventos marcam a data na FIDENE/UNIJUÍ

A semana começou com diversas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher (08 de março).  Na EFA, no turno da manhã, foi realizada uma atividade de reflexão sobre o espaço da mulher na sociedade. No turno da tarde, a Incubadora de Economia Solidária (AGIT/Unijuí), em parceria com o curso de Medicina, proporcionou uma palestra com o tema Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama.

Na programação, também foram produzidos vídeos com o tema “Lugar de Mulher”, com o objetivo de debater o papel da mulher na sociedade e as suas problemáticas. O primeiro episódio vai ao ar durante esta semana nas Redes Sociais da Universidade. O Rizoma, programa da Unijuí FM (também disponível em podcast nas plataformas de streaming), que vai ao ar na próxima quarta-feira, às 10h, dedicará o tema da semana para a data.

Confira os detalhes das ações:

Ação na EFA

A escola iniciou a semana falando sobre as lutas e desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história. A reflexão, pensada pela coordenação pedagógica e grupo de professores, reuniu, no auditório da Escola, Estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio. Começou com o estudante do segundo ano do Ensino Médio, Bruno Fonseca, cantando a música, “Garotas”, de sua autoria. Em seguida as professoras e funcionárias recitaram o poema Razão de Ser Mulher, da escritora Liziane Agostini, do Círculo de Escritores de Ijuí - Círculo Fora da Gaveta.

A professora de Artes da EFA, Janaina Feller conduziu uma reflexão, sobre a história da vida da artista Mexicana Frida Kahlo, falando da luta e trajetória dessa pessoa tão importante na busca da igualdade de gênero. Para a professora, falar sobre Frida é trazer à tona muitos aspectos que podemos contextualizar na sociedade. “É falar de sentimentos, emoções, é valorizar nossas histórias de vida e que podemos escolher caminhos diferentes diante das situações que vivemos. Trazer a arte para ser pensada e refletida com os estudantes é algo que a escola traz no seu projeto de educação humana e cidadã, de sensibilização, de um olhar cuidadoso com o ser humano que está conosco”, finaliza a educadora.

A atividade teve ainda a participação da professora Sandra Nunes Rosa, contextualizando a busca histórica das mulheres por direitos iguais aos homens e os desafios que ainda são enfrentados pelas mesmas. Para ela é fundamental pensar os espaços da mulher em sociedade e refletir sobre a representação da mesma nos diversos lugares, pois conforme a professora, “se somos mais de 50% da população onde estamos no congresso, na Câmara, nas universidades, etc. Porque é tão restrita a participação das mulheres em determinadas profissões? Mais que celebrar é momento de reflexão e questionamentos”.

Palestra sobre Câncer de Mama

Na tarde de segunda-feira, no auditório do DCEEng, a Incubadora de Economia Solidária da Unijuí (ITECSOL), promoveu, em parceria com o curso de Medicina, a palestra “Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama”, realiza pelo médico e professor do curso, Gerson Jacob Delazeri. No evento, também realizou um acolhimento institucional a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

Segundo a coordenadora da ITECSOL, Elizandra Pinheiro, a programação foi uma demanda recebida por parte dos empreendimentos das empreendedoras incubadas. “Surgiu da necessidade do conhecimento e do esclarecimento sobre o tema. A incubadora presta assessoria para esses empreendimentos e tem buscado proporcionar esses espaços de conhecimento e de aprendizado para esse público”, salientou.

“Lugar de Mulher”

O lugar de mulher é (também) o lugar de fala. No mês que marca o Dia Internacional da Mulher, a Unijuí promoveu o encontro de mulheres da Universidade para falar sobre o papel da mulher na sociedade e as suas problemáticas. A série em vídeo “Lugar de Mulher” é um debate que tem o objetivo de contribuir com a ressignificação da data de 8 de março e levantar o debate sobre os problemas enfrentados diariamente.

A produção, que será compartilhada nas redes sociais da Universidade ao longo do mês de março, busca compreender e trazer à tona problemas enfrentados na sociedade por mulheres em diferentes posições e com diferentes características. Seja no mercado de trabalho, na vida pessoal e em sociedade, e até mesmo na internet.

O primeiro vídeo foi publicado no Youtube e no Facebook e conta com a presença da estudante de Direito e Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unijuí, Bruna Gubiani, da professora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí, Caroline Raduns, da Presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e da Técnica-Administrativa, Luciene Ferrari. As convidadas responderam questões relacionadas ao mercado de trabalho, ao feminismo, à vida doméstica, aos padrões de beleza e comentaram publicações machistas disseminadas na internet.

O próximo vídeo será publicado ao longo do mês de março e contará com a participação da Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, da professora do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, Joice Nielsson, da Técnica-Administrativa da Unijuí, Laura Mensch Pereira, e da estudante do curso de Educação Física da Universidade, Laurélli Santana.