Missão México: após Cidade do México e Monterrey, comitiva vai para Guadalajara encerrar as atividades - Unijuí

Desde a sexta-feira, 06 de março, a Unijuí integra Missão do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) ao México. Com o objetivo de conhecer os ambientes de inovação e estabelecer conexão dos ecossistemas de empreendedorismo com as instituições mexicanas, participam da comitiva pela Universidade a Reitora, professora Cátia Maria Nehring, e o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, juntamente com Reitores das dez instituições que compõem o Consórcio.

O grupo brasileiro ficará no país até o dia 13 de março, passando por Cidade do México, Monterrey e Guadalajara. Até esta quarta-feira, dia 11, o roteiro se concentrou na Cidade do México e em Monterrey, para visitas ao Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores. "Estamos muito confiantes que podemos aprender e trazer muitas questões/experiências positivas para nosso fazer enquanto Unijuí”, observa a Reitora, professora Cátia Nehring.

Segundo ela, nestes dias de convivência com o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, foi possível conhecer as ações de inovação desenvolvidas pela Instituição. “O Instituto possui reconhecimento forte pela relação que estabeleceu com empresas, o setor de Inovação e Tecnologia e a relação com a sociedade a partir do Distrito Tech e Espaço I. Além disso, estão trabalhando na transformação do campus integrado a comunidade vizinha com um processo orgânico, ligando as ações da Instituição - ensino, pesquisa e inovação - com a comunidade efetivamente. Ou seja, não existe muros entre o fazer da universidade e a comunidade. O Parque e os laboratórios fazem parte da formação dos estudantes, isto nos encantou muito!”, salienta a Reitora.

Ainda de acordo com a professora Cátia Nehring, desde 1996 está ocorrendo uma transformação nas questões pedagógicas, modificando a sala de aula. “Não discutem mais EaD e Presencial, e sim um ensino com realidade virtual e telepresencial, tendo o professor como figura central da transformação. A formação dos professores é fundamental e condição para este processo. Possui também um processo forte de internacionalização, proporcionando diversas oportunidades aos estudantes, além do estímulo ao empreendedorismo. A Instituição tem o entendimento, a visão institucional de transformação das pessoas pelo conhecimento e também como possibilidade de abrir empresas. Além disso, tem várias possibilidades de intercâmbio para os estudantes. No roteiro, também visitamos a Oficina de Transferência Tecnológica, que tem uma relação de produção de novos processos, equipamentos e produtos, construído com aporte do governo mexicano”, relata.

A partir de quarta-feira, a comitiva se dirige para Guadalajara, para visitas na Universidad Jesuita, encerrando as atividades no país. Esta Instituição, conhecida também como ITESO, tem um perfil profundo de justiça social, tendo como princípio que a formação de mulheres e homens transformam a sociedade.