Unijuí e empresa alemã desenvolveram Programa de Limpeza e Desinfecção para Suinocultura - Unijuí

A Unijuí e a Calvatis, empresa Alemã com representação em Santa Cruz do Sul (RS), estabeleceram, a partir de outubro de 2019, uma frutífera parceria. Por meio de edital, a empresa realizou uma colaboração com a Universidade em sistemas de criações de suínos, desenvolvendo um Programa de Limpeza e Desinfecção (PLD), no IRDeR, a Fazenda Escola da Instituição, ligada ao Departamento de Estudos Agrários (DEAg).

O objetivo da projeto, possibilitado também pela atuação do Núcleo de Assessoramento de Projetos (NUAP/AGIT), setor da Universidade ligado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e que dá suporte a este tipo de iniciativa, teve o objetivo de promover o aumento efetivo da produtividade e da segurança do usuário e na conservação de recursos das unidades de produção agropecuárias, através da melhoria sustentável da qualidade da água potável, como resultado da introdução de uma gestão inovadora da higiene.

As doenças que atingem as granjas geralmente estão relacionadas com a contaminação ambiental. Dessa forma, a adoção de um Programa de Limpeza e Desinfecção (PLD) é indispensável dentro do conjunto de práticas de manejo presente nas granjas de suinocultura. Cada granja se adapta à um PLD distinto, sendo que mesmo diferentes requerem a atenção contínua de um Médico Veterinário, qualificado para dar assistência ao estabelecimento. Os manejos de higiene são muito exigentes, demandam biossegurança, ou seja, as granjas devem ser instaladas em locais isolados de outras criações, ter controle de visitantes e veículos, introduzir apenas animais de origem conhecida (submetidos a testes sorológicos e histórico de vacinação da propriedade de origem), ter armazenamento de alimentos com cuidado para evitar fungos e ter o controle de roedores.

Nesse sentido, o trabalho da empresa foi testar os produtos de limpeza e desinfecção para o setor de Suinocultura disponibilizados pela empresa Calvatis Indústria e Comércio Ltda. e Calvatis GmbH. Com isso, foi realizado o uso dos produtos e confeccionadas amostras do material biológico antes e após o uso dos mesmos com a finalidade de comparar os resultados obtidos. “Os resultados obtidos neste experimento comprovam que uma higiene e desinfecção, bem feitos, dão uma garantia de biossegurança tanto para o produtor quanto para a empresa integradora do sistema de produção de suínos”, observa Mário Coelho, diretor da Calvatis.

Ele também observa que, nos tempos de hoje, e o problema do Coronavírus, a biossegurança é um componente chave para garantir não só a produção, mas também a permanência no mercado internacional de proteína animal. “Quanto mais segura for a produção do ponto de vista sanitário, maior será o valor de mercado dos produtos e maior será a confiança do setor que promove tais programas de biosseguridade. O trabalho em parceria com a Unijuí é de extrema importância, por se tratar de uma Instituição extremamente identificada com o agronegócio. Para nós é gratificante poder testar nossos produtos em uma região que apresenta um potencial enorme de crescimento, quando o assunto é produção animal, e cujos profissionais, professores e pesquisadores, são extremamente comprometidos com o que fazem”, complementa.

O trabalho também contou com atividades de um equipe da Unijuí, englobando professores, estudantes e técnicos-administrativos ligados ao DEAg. “O objetivo foi colaborar com a internacionalização da instituição e com os cursos de graduação, com possibilidade de intercâmbio e interação direta com os estudantes, bem como o financiamento de pesquisas envolvendo o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade do DEAg, interação e desenvolvimento do projeto no IRDeR e também em propriedades rurais da região noroeste do RS”, observa o professor Dagmar Camacho Garcia.