Unijuí oferece curso de Português para Estrangeiros - Unijuí

Unijuí oferece curso de Português para Estrangeiros

A Unijuí tem ampliado convênios com outras instituições de ensino superior de diversos lugares do mundo. Tais vínculos fazem parte de uma política de internacionalização, que possibilita aos estudantes brasileiros, da graduação e pós-graduação, estudarem em países estrangeiros, além de receber estudantes de outros países na Universidade. A partir disso, com o propósito de apoiar os estudantes estrangeiros em suas atividades acadêmicas, a Unijuí oferece curso de Português para facilitar a aprendizagem da língua, já que este é um dos aspectos centrais para o quem realiza intercâmbio no país.

O curso de Português para Estrangeiros é organizado e realizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE), por meio do curso de Letras, a partir das atividades do Laboratório de Ensino de Línguas (Lelu). O Curso tem como objetivo fazer com o que os alunos construam maior competência para o uso da língua na interação com textos escritos e falados, organizando-se em níveis de proficiência, considerando as habilidades de ler, escrever, falar e ouvir em língua portuguesa nos diferentes contextos de comunicação.

Sobre a divisão dos níveis do curso, a coordenadora, professora Taíse Possani, explica: “os níveis de proficiência são divididos em Nível Básico, Nível Intermediário e Nível Avançado. Para fins de organização dos níveis, são consideradas as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos no que diz respeito a: a) capacidade de ler e escrever b) capacidade de ouvir e falar c) capacidade de empregar recursos linguístico-gramaticais. Todos esses aspectos voltam-se para o emprego da língua portuguesa em contextos formais e informais, nos quais o estudante deverá usar a língua para sua comunicação”, salienta.

As aulas são presenciais, porém estão ocorrendo de forma online durante o período de isolamento social, por meio de ferramentas como o Google Classroom e Google Meet. Os estudantes tem uma aula semanal, com carga-horária de duas horas, além de atividades orientadas para o estudo e interação em língua portuguesa que realizam ao longo da semana.

Para realizar o curso de Português, os estudantes devem estar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, mestrados e doutorados. Mais informações podem ser adquiridas com o Departamento de Humanidades e Educação (DHE), por meio do telefone (55) 3332 0427, ou com o escritório de relações internacionais.