Conheça os programas de acolhimento aos estudantes da Unijuí - Unijuí

Conheça os programas de acolhimento aos estudantes da Unijuí

O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai), vinculado à Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí, tem como principal objetivo acompanhar e auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, visando inclusão, acessibilidade e acolhimento de todos os alunos que integram a comunidade acadêmica. O Núcleo é estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de ações estratégicas, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem do estudante, diminuição da evasão e melhoria da qualidade de ensino da Universidade.

Em parceria com os coordenadores e professores dos cursos, que estão em contato direto com os acadêmicos, a equipe do Naai, composta por profissionais de Educação Especial, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, agente educacional, tradutores e intérpretes de Libras, direciona os estudantes ao atendimento que cada um necessita, por meio dos programas oferecidos. A psicóloga do Naai, Paula Borelli, ressalta que o Núcleo é um espaço aberto para receber todos os estudantes, desde aqueles que ingressam agora na graduação até quem está concluindo o curso. “Nós convidamos os estudantes que queiram conhecer ou conversar, para que se sintam à vontade em entrar em contato e buscar o Naai. É interessante vermos a evolução dos estudantes e que podemos auxiliar nesse desenvolvimento, a partir do momento em que eles se sentem acolhidos”.

A professora Marta Borgmann, coordenadora do Naai, destaca a importância dos acadêmicos conhecerem o trabalho do Núcleo. “Entendemos que muitos alunos, nesse momento em que não possuem o contato presencial com os professores, podem estar com dificuldades no conteúdo ou interpretação de algumas questões. É importante que saibam que o acompanhamento que realizamos visa auxiliá-los com essas preocupações”.

Os estudantes podem entrar em contato com a equipe do Naai por meio do whatsapp institucional (55) 3332-0200 e também pelo e-mail naai@unijui.edu.br. O Núcleo fica localizado no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, descendo as escadas, à direita.

Conheça os tipos de programas e serviços oferecidos pelo Naai:

Programa Permaneça

Desde 2014, o Programa Permaneça acompanha e orienta os estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem, identificando situações que podem ser motivo para evasão e trabalhando com ações focadas na permanência do acadêmico na Universidade. “Nós sabemos que quando o aluno entra na instituição é algo totalmente novo. Então buscamos realizar um acolhimento, descobrir os motivos pelos quais estão ocorrendo as reprovações, quais ações específicas nós podemos fazer para que ele tenha realmente um melhor desempenho acadêmico”, explica a psicóloga educacional Paula Borelli, coordenadora do Programa.

Programa de Orientação Profissional

Dentro do Programa Permaneça, a equipe do Naai identificou que muitos estudantes que reprovam ou têm um baixo aproveitamento não possuem uma identificação direta com o curso. Diante disso, no Programa de Orientação Profissional são realizados encontros com o aluno, cada encontro com uma metodologia diferente, com o intuito de promover uma reflexão com o acadêmico e ajudar no direcionamento da carreira dele. O programa analisa também situações de reingresso, transferência e/ou reopção de curso no sentido de orientar sua escolha.

Nivelamento ou Monitoria Acadêmica

Possibilita oportunidades aos estudantes para resgatar conhecimentos, revendo conceitos estruturantes necessários para continuar a aprender no ensino superior. Para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em matérias específicas, são desenvolvidas oficinas de acompanhamento e reforço pedagógico, juntamente com o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Oferece ao aluno atendimento educacional especializado, que geralmente ocorre no turno inverso da aula. Realiza orientação e atendimento aos estudantes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais. “Temos diversos alunos com algum tipo de deficiência inseridos nos mais variados cursos. Uma grande preocupação nossa, nesse momento em que as aulas se estabeleceram de forma online, foi de como poderíamos realizar essa assessoria”, ressalta a professora Marta Borgmann, coordenadora do Naai. “Nossa equipe de intérpretes, composta por sete profissionais, tanto no campus de Ijuí quanto Santa Rosa, se inseriu nas aulas online e criou estratégias e possibilidades de acompanhar os professores nas mais diversas ferramentas tecnológicas. Não só as intérpretes se reorganizaram e estão assessorando os alunos, como os próprios docentes também estão fazendo essa monitoria, diretamente ao acadêmico que está apresentando dificuldades de aprendizagem, seja na questão de adaptação a essas ferramentas ou com o conteúdo”, completa.