Museu Antropológico Diretor Pestana comemora 59 anos com programação online - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu Antropológico Diretor Pestana comemora 59 anos com programação online


Criado em 25 de maio de 1961 junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – Fafi, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) completa mais em ano de trabalho preservando a memória regional, promovendo cultura, educação e lazer. São 59 anos de história que fortalecem cada vez mais seus objetivos e a sua missão de “oportunizar conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo, contribuindo no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento do noroeste do RS”.

Neste ano, a celebração acontecerá no formato online. Foi organizada uma programação, por meio das diferentes plataformas de comunicação digital, para comemorar junto à comunidade mais este aniversário.

A semana comemorativa terá início, no dia 18 de maio, com o Dia Internacional dos Museus, e se estende até o dia 25, data em que o Museu completa seus 59 anos. A programação está inserida na 18ª Semana de Museus, promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos e que, no ano de 2020, traz como tema a diversidade e a inclusão.

Dia 20 de maio – Por dentro do Museu

Nessa data será lançada, nas redes sociais do Museu, uma série intitulada “Por dentro dos Museus”, com o objetivo de divulgar o trabalho realizado internamente, mostrando à comunidade que, mesmo de portas fechadas, o Museu continua cumprindo as suas demandas internas, pois a preocupação com a preservação da cultura material é constante, ou seja, há muito trabalho, além do atendimento ao público.

A primeira edição traz um vídeo com informações sobre o MADP, no intuito de fazer com que se conheça a sua estrutura interna e seu acervo de forma breve. Nas próximas semanas, o conteúdo será de conversas com os profissionais que ali atuam, mostrando também o seu trabalho e atividades de uma instituição que preserva a memória há quase 60 anos.

21 de maio - TBT da Memória

Convidamos alguns profissionais que tiveram a sua trajetória ligada ao Museu para, em vídeo, trazer à memória o que de mais significativo possuem com a nossa Instituição, por meio do programa “TBT da Memória”.

23 de maio - Jogos Online

A ideia dessa proposta é mostrar as ações educativas realizadas pelo Museu, também por meio digital. Este espaço possibilitará ao usuário, pelos jogos online, adquirir importantes ferramentas de construção do conhecimento e também gerar entretenimento neste período de distanciamento social. É só acessar o link que será disponibilizado e testar conhecimentos.

24 de maio – Recital: Museu na sua casa

No formato online, o “Recital: Museu na sua casa” segue o objetivo de integrar o Museu e a comunidade por meio da música. Para esta edição, a proposta de repertório será fazer uma viagem entre as décadas. A regente do Coral Unijuí, Helena Sala, foi convidada para a curadoria deste projeto. O evento busca mostrar o trabalho de diversos artistas a partir de um repertório musical variado. O recital acontece no dia 24 de maio, às 15h, na fanpage do Museu: facebook.com/MADPUNIJUI.



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.