Redes Elétricas Inteligentes: conheça esta proposta que integra o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente” - Unijuí

Recentemente a Unijuí recebeu o repasse de R$ 2 milhões de emenda parlamentar para desenvolver o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. Este grande projeto tem, dentro dele, seis objetivos específicos, com o intuito de implantar, modernizar e melhorar a infraestrutura de ambientes inovadores na Universidade. Uma série de reportagens está mostrando mais detalhes de cada um destes seis itens.

Segundo o professor Maurício Campos, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), responsável, junto ao professor Paulo Sausen, pela Meta 2, a Estruturação do Laboratório de Smart Grid, o conceito de Cidades Inteligentes é relativamente recente. “Elas se caracterizam particularmente pelo uso estratégico de infraestrutura e serviços, e de informação e comunicação, com planejamento e gestão urbana para responder às necessidades sociais e econômicas da sua população. Atualmente, 10 dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia”, salienta Maurício.

Ele observa que, no que se refere à tecnologia, a energia elétrica é fundamental, já que este é o insumo crucial para o seu funcionamento. “Neste cenário, as chamadas Redes Elétricas Inteligentes (do inglês Smart Grids), surgiram para modernizar e atualizar o sistema de distribuição que possui sua arquitetura baseada nos conceitos da década de 40 do século 20. O conceito de Redes Elétricas Inteligentes está vinculado à integração de tecnologias incluindo sistemas de comunicação a essas redes tradicionais. Podem ter sua utilização ampliada, dando suporte a diversos serviços de utilidade pública. Essas redes, além do serviço de distribuição de energia elétrica, possibilitam também dar suporte à segurança pública, controle de tráfego, como semáforos inteligentes, iluminação pública, monitoramento do abastecimento de água, entre outras”, complementa.

Na Europa, Ásia, Oriente Médio e nos Estados Unidos, as Redes Elétricas Inteligentes estão amplamente difundidas, no Brasil esse processo ainda é lento, observa Maurício Campos. Nesses locais, as empresas de distribuição têm investido em diversas tecnologias para consolidar esse cenário. Do ponto de vista da rede, toda essa tecnologia objetiva principalmente otimizar a operação de suas redes elétricas, tornando-as mais eficientes e robustas. “Nestas redes, ainda, o consumidor passa a ser protagonista em uma maior escala podendo participar ativamente várias questões referentes ao seu consumo de energia. Entre as grandes dificuldades de implementação das Redes Elétricas Inteligentes no Brasil está o alto custo de implantação, já que além de tecnologias recentes, a maioria delas são importadas”, salienta.

E a Unijuí vai desenvolver, dentro do Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”, um Laboratório de Smart Grids, para desenvolver atividades nesta área. “Desta forma, o centro de desenvolvimento e treinamento em Redes Elétricas Inteligentes (Laboratório de Smart Grids) foi idealizado para permitir o desenvolvimento de produtos aplicados a essas Redes, customizadas ao cenário Brasileiro. Essas tecnologias podem, a longo prazo, fomentar um conjunto de iniciativas empreendedoras na região que podem produzir alguns desses produtos que tenham potencial de mercado. Ainda, o centro de treinamento permitirá que concessionárias e cooperativas de distribuição de energia elétrica possam ter assistência da Unijuí, para treinamento dos seus colaboradores nesses novos cenários. Por fim, essa estrutura poderá apoiar a tomadas de decisão e implantação de novas tecnologias nesse sentido”, observa.

Saiba mais sobre o Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”

O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento voltados à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.

Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.

Confira todas as metas previstas:

- META 1: Estruturação do Laboratório de Desenvolvimento de Iot: clique no link e confira

- META 2: Estruturação do Laboratório de Smart Grid.

- META 3: Estruturação do Espaço de Ideação.

-  META 4: Estruturação do Espaço Coworking.

-  META 5: Estruturação da Sala de realidade aumentada.

- META 6: Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação.