Unijuí - Universidade Regional completa 30 anos de história em Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí - Universidade Regional completa 30 anos de história em Santa Rosa

               

Em um dia como este, 06 de junho, há 30 anos, em 1990, a Unijuí concretizava um enorme capítulo em sua história como Universidade Regional, pioneira na educação superior na região: a instalação do Campus Santa Rosa. Participando cada vez mais do desenvolvimento da Região Fronteira Noroeste por meio da educação, já formou cerca de 6 mil profissionais neste Campus. Além disso, oferece muito mais de que ensino, com projetos e ações de pesquisa, extensão, inovação e cultura, em estreita relação com a comunidade.

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, parabeniza toda a comunidade da grande Santa Rosa. “Trinta anos de história, materializando o desejo de uma comunidade com visão de futuro e empreendedora. A partir de um projeto comum, a criação da primeira Universidade no município de Santa Rosa. Hoje com doze cursos de graduação presencial, quinze cursos na modalidade EaD, várias pós-graduação lato sensu, duas residências e ainda desenvolvimento de disciplina dos programas Stricto Sensu. A definição de um projeto comum se organiza a partir da perspectiva que uma Universidade em uma cidade pode, de fato, contribuir com o desenvolvimento dos cidadãos. Uma data a se comemorar, momento também para repactuarmos projetos comuns em prol de nossa comunidade".

Já o Pró-Reitor do Campus, professor Marcos Paulo Scherer, observa que a comunidade regional se esforçou muito na época, em atrair para Santa Rosa uma instituição sólida, com história e comprometida com a educação superior de qualidade, pois se queria oportunizar que os jovens desta região, com talento e disposição para estudar e se aperfeiçoar profissionalmente, tivessem espaço para sem ter de morar longe, indo embora para os grandes centros e por lá ficando. “De fato a Universidade Regional correspondeu ao anseio desta Comunidade e trouxe para cá dezenas de ofertas de cursos de graduação, pós-graduação e de formação continuada, com centenas de projetos de extensão e de pesquisa que contribuíram significativamente para o desenvolvimento deste território microrregional. Foram milhares de pessoas desta região que passaram pelos bancos da Universidade, que nasceu em Ijuí e por isso recebeu o 'apelido carinhoso' de Unijuí, e que é a nossa universidade da comunidade regional há trinta anos", salienta.

Um pouco mais desta história

A Unijuí iniciou a sua história em Santa Rosa, na Faculdade de Educação, extensão universitária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituída em Santa Rosa em  janeiro de 1970. A Faculdade, instalada pelos padres Salesianos, assumiu sua autonomia em 1973, quando passou a ser denominada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, sob responsabilidade do Instituto Educacional Dom Bosco (IEDB).

Em 06 de junho de 1990, consolidou-se a unificação das instituições FIDENE/UNIJUÍ e IEDB. No ano de 2000, com o fim do Convênio de Cooperação com o IEDB, as atividades da Unijuí - Campus Santa Rosa passaram a ser realizadas em sede própria, construída junto à RS 344, Km 39.

Hoje

Voltando para 2020, a Universidade vem ofertando um conjunto de cursos de Graduação, sendo eles: Administração, Ciência da Computação, Direito, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Pedagogia e Psicologia. Também foi estruturado um novo Polo de Ensino a Distância, ofertando mais 15 cursos nas áreas de gestão e licenciaturas. Ainda, são ofertados, todos os anos, diversos cursos de Especialização e de Qualificação exclusivos ao Campus. 

Além do ensino, os serviços disponibilizados para a comunidade compreendem o Escritório Modelo, com atendimentos focados na área jurídica e a Clínica de Psicologia, prestando atendimento clínico à comunidade, além dos laboratórios que também auxiliam nas demandas da comunidade: Laboratório de Engenharia Civil, Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde, Laboratório de Gestão e Ludoteca.  

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) oferece o fomento à criação e ao crescimento de empresas locais e regionais com orientação tecnológica, disponibilizando também à comunidade três novos espaços que irão proporcionar ambientes inovadores para soluções criativas, qualificação empreendedora e desenvolvimento de protótipos. Atualmente também funcionam no Campus as secretarias do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo e Corede Fronteira Noroeste.

Os programas de Residência em Medicina da Família e Comunidade, e Residência Multiprofissional em Saúde da Família, parceria entre a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), são outro programas da Universidade, destinados para profissionais ligados à área da saúde. 

Por fim, durante a esta pandemia de Coronavírus de 2020, um serviço especial e emergencial foi criado para atender a população da região de Santa Rosa. Os profissionais que atendem neste serviço são de diferentes áreas da saúde. O primeiro contato com esses profissionais será para esclarecer dúvidas sobre a doença, sobre sintomas e sobre o comportamento dos pacientes, caso avaliem que o paciente necessita de uma análise aprofundada, vão agendar um atendimento por videochamada com um médico especialista.A linha telefônica é 55 3511 5222.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.