Ouvidoria da Unijuí participa do VIII Encontro de Ouvidores de Universidades e de Hospitais de Ensino Gaúchos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ouvidoria da Unijuí participa do VIII Encontro de Ouvidores de Universidades e de Hospitais de Ensino Gaúchos

            

No último dia 05 de junho aconteceu o  VIII Encontro de Ouvidores de Universidades e de Hospitais de Ensino Gaúchos, promovido pela Unisinos, no formato online devido ao período de Pandemia Covid-19.

Os temas abordados no encontro foram os seguintes: “Comunicação não-violenta e diálogos apreciativos: como falar com quem pensa diferente de você”, com a profª Ms. Dulce Ribeiro/Unisinos-ESPM; “O novo consumidor no cenário de crise sanitária”, com a Profª Ms. Fernanda Siqueira Fiorin/Unisinos; e “A Pandemia e seus sons: o que e como é possível escutar?”, com o Prof. Dr. Nelson Eduardo Estamado Rivero/Unisinos.

O encontro reuniu ouvidores de diversas instituições de ensino superior e de hospitais de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, majoritariamente comunitárias, e permitiu, além da retomada de importantes temáticas relacionadas à função de ouvidor, a troca de experiências entre os profissionais que atuam nesse importante setor de escuta dos diversos sujeitos que fazem parte da comunidade acadêmica e externa.

Pela Unijuí participaram Laura Scheren Dalpiaz, que atua na Ouvidoria desde a sua implementação em 2007; Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa, Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação e ouvidora substituta; além de Sandra Regina de Lima Bado, que é Assessora Pedagógica Institucional e tem auxiliado na condução de alguns processos que têm chegado à ouvidoria neste período de aulas online devido à Pandemia.

Na opinião das participantes, mais do que nunca é preciso exercer a escuta ativa aliada à empatia, gerando uma ação a partir da demanda do sujeito que busca esse canal de comunicação institucional. Além disso, é fundamental o ouvidor ter a característica de fazer a escuta sem pré-julgamentos, deixando o outro expressar suas angústias.

Mais informações sobre a  ouvidoria institucional podem ser obtidas no site Unijuí, na página da Ouvidoria ou ainda na página da CPA, também no site da Unijuí.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.