Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão em debate na Unijuí - Unijuí

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão em debate na Unijuí

Com o objetivo de realizar o alinhamento das ações da Universidade, nas suas diversas dimensões, com estes Objetivos da Agenda 2030/ONU, estão em debate os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As discussões fazem parte da Semana Acadêmica Integrada da Unijuí, que iniciou na noite desta segunda-feira, dia 08, se estendendo até a próxima quarta-feira, dia 10. Em razão da pandemia, o evento está ocorrendo de forma totalmente online e gratuita.

Na programação, no primeiro dia de evento, dia 08 de junho, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, realizou uma saudação inicial aos participantes: estudantes, professores e técnicos-administrativos. “Agradeço a participação de cada um de vocês. Esta semana acadêmica foi pensada com o objetivo de integrar todos os estudantes com temáticas do mundo, que fazem parte da vida de qualquer cidadão. Estes Objetivos são um chamado universal para a ação contra a pobreza, proteção do planeta, para garantir paz e prosperidade a todos”, observou.

Na sequência, falou a Vice-Reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto: “que possamos, conjuntamente, realizar discussões qualificadas sobre a Agenda 2030. Agradeço aos professores e profissionais envolvidos na construção desta Semana Acadêmica, que foram fundamentais para que este evento aconteça”, salientou. Também fez uma saudação aos participantes o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González. “Estas discussões são parte de um esforço coletivo da Universidade, tomada como uma oportunidade neste momento de afastamento social. Mesmo em meio a esta pandemia, é uma oportunidade de realizarmos um evento com características diferentes, colocando em pauta um tema importante”, reforçou.

Ainda na programação de abertura, foram realizadas duas palestras, proferidas por profissionais que atuam na ONU e outras organizações internacionais, diretamente com os ODS, sendo eles: Ms. Samantha Dotto Salve - Gerente de Dados e Monitoramento da ONU e Dr. Nahuel Oddone, Chefe de Promoção de Políticas Sociais do Instituto Social do Mercosul. Já nesta terça, dia 09 e quarta, dia 10, dando sequência na programação, serão realizadas discussões focadas em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizadas por professores e profissionais que dominam as temáticas. Confira a programação completa no site do evento.

Sobre os Objetivos

Segundo a ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.  Esses 17 Objetivos foram construídos com o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo novos temas, como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Os objetivos são interconectados – o sucesso de um ODS envolve o combate a temas que estão associados a outros objetivos.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazermos as escolhas certas para melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, para a atual e futuras gerações. Eles oferecem orientações claras e metas para todos os países adotarem em acordo com suas prioridades e desafios ambientais de todo o planeta. OS ODS são uma agenda inclusiva. Ele combatem as raízes das causas da pobreza e nos unem para fazermos uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta. Confira mais detalhes site da ONU.

Este Programa das Nações Unidas também estará em evidência no Salão do Conhecimento 2020, que já está recebendo inscrições e será realizado no mês de outubro. Este ano o tema geral do evento será: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).