Semana Acadêmica virtual da Unijuí discutiu temas globais de desenvolvimento social - Unijuí

Nesta semana, de segunda até esta quarta-feira, os estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Universidade tiveram a oportunidade de se inserir em um importante debate global: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foram discutidos na Semana Acadêmica Integrada da Unijuí. Em razão da pandemia, o evento foi realizado de forma totalmente online e gratuita, envolvendo estudantes dos Campi Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, dos cursos EaD, bem como professores e estudantes de instituições parceiras do Brasil e da América do Sul.

Com uma programação promovida pelas Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento contou com 19 palestras, apresentação de 15 projetos de extensão, e a projeção de 4 documentários, envolvendo 25 expositores de 10 estados diferentes, inclusive do exterior. A Universidade conectou, em alguns momentos, na mesma sala virtual, mais de 1,6 mil pessoas, “algo fisicamente impossível em nossas instalações, mesmo somando os espaços de eventos dos nossos quatro campi, lembrou o Vice-Reitor de Pós, Fernando Jaime González. Ainda de acordo com o professor: “esperamos que os estudantes tenham reconhecido no tema ODS uma agenda comum para conectar-se com o chamado universal de ação contra a pobreza, a proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade”.

A Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, por sua vez, observa que foi uma oportunidade ímpar de debater as temáticas que interessam a todas as áreas de formação da Universidade. “A ideia foi propiciar momentos de reflexão, para além da sala de aula, principalmente pelas questões do isolamento social, além de fazermos reflexões do nosso próprio desenvolvimento institucional, tendo como base estes 17 Objetivos Globais. Este formato de evento, realizado de forma exclusivamente digital, deu muito certo e acredito que possamos repeti-lo em outras oportunidades”, complementa

Confira um pouco como foi o evento:

A íntegra da Semana Acadêmica Integrada ficará disponível no site do evento.

A organização do evento também realiza os seguintes agradecimentos:

- Ao professor Sandro Savicki pelo suporte na organização digital da semana;

- À Coordenadoria de Informática, pelo suporte técnico;

- Ao Núcleo de Apoio Pedagógico e assessoria de planejamento da Reitoria;

- E a todos os técnicos que trabalham para tornar esse projeto possível.

Bastidores da organização do evento

Mais sobre o tema debatido

Segundo a ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.  Esses 17 Objetivos foram construídos com o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, incluindo novos temas, como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Os objetivos são interconectados – o sucesso de um ODS envolve o combate a temas que estão associados a outros objetivos.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazermos as escolhas certas para melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, para a atual e futuras gerações. Eles oferecem orientações claras e metas para todos os países adotarem em acordo com suas prioridades e desafios ambientais de todo o planeta. OS ODS são uma agenda inclusiva. Ele combatem as raízes das causas da pobreza e nos unem para fazermos uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta. Confira mais detalhes site da ONU.

Este Programa das Nações Unidas também estará em evidência no Salão do Conhecimento 2020, que já está recebendo inscrições e será realizado no mês de outubro. Este ano o tema geral do evento será: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).