Estudantes de Especialização apresentam projetos para o Parque da Pedreira de Ijuí - Unijuí

Neste fim de semana, aconteceu a apresentação do Projeto Integrador do Módulo II, do curso de Especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias. Na oportunidade, os estudantes do curso apresentaram trabalhos com a temática "Engenharia de Avaliações Aplicada ao Parque da Pedreira de Ijuí - Construção de um estudo e avaliação de um sistema". Foram apresentados os seguintes projetos, nos dias 26 e 27 de junho:

- Avaliação comparativa de valores de apartamento residencial em Ijuí/RS, pelo método comparativo de dados de mercado e o valor pelo custo da construção pelo Sistema PAC;

- Avaliação de lote no Parque da Pedreira - método comparativo de mercado;

- Avaliação de imóveis urbanos de acordo com a NBR 14653: Estudo de caso de uma praça de esportes e cultura em Ijuí-RS;

- Avaliação do valor de aluguel de um restaurante do Parque da Pedreira – Ijuí-RS;

- Aplicação do método da avaliação contingente através da técnica de disposição a pagar da área de lazer do Parque da Pedreira de Ijuí-RS;

- Análise dos métodos para avaliação das áreas de preservação permanente do Parque da Pedreira em Ijuí;

- Avaliação de Unidade Habitacional Unifamiliar do Parque da Pedreira pelo método de quantificação de custos;

- Avaliação de Imóvel pelo Método Evolutivo para efeito comparativo com o valor venal utilizado para cálculo de IPTU: Estudo de caso na Cidade de Ijuí;

- Avaliação de um imóvel destinado ao restaurante do lago do Parque da Pedreira.

A programação também contou com a palestra online do engenheiro químico Amarilio da Silva Mattos Junior, formado pela UFBa (1980), administrador de empresas UCSal (2006), pós-graduado em Avaliação e Perícia de Engenharia (2016) e com MBA em Administração de Empresas (1997), curso de Appraisal Basic Principles no Appraisal Institute (USA, 2009), presidente do IBAPE/BA (2016 a 2019). Perito, assistente técnico e avaliador na área de empreendimentos, engenharia industrial, química, processos de produção, manutenção e montagem, portuária e maquinas & equipamentos industriais. Amarilio ainda teve participação na The Dow Chemical Company, uma corporação estadunidense de produtos químicos, plásticos e agropecuários com sede em Midland, Michigan, Estados Unidos.

A programação foi coordenada pela professora e coordenadora do curso, Caroline Raduns, contando com a participação dos professores do curso da pós-graduação e do professor Dr. Sérgio Luís Allebrandt, coordenador do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania.