Cooperativismo é tema de Seminário Internacional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cooperativismo é tema de Seminário Internacional

            

Com uma promoção conjunta entre a Universidad Autónoma de Encarnación do Paraguay e a Unijuí, o Seminário Internacional de Cooperativismo chega em sua terceira edição. Traz, neste ano, o tema central da importância do cooperativismo para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU nesses tempos covid. A programação será realizada com o apoio e articulação da Rede CIDIR, que é a Rede Cooperação Interuniversitária Internacional e que possui a participação de mais de 20 Universidades de 5 países.

A 3ª edição do Seminário Internacional de Cooperativismo, neste ano devido a pandemia, concentrará sua principal ação através de um painel online com painelistas de cinco países: Espanha, Portugal, Argentina, Paraguai e Brasil. Será realizado nesta sexta-feira, dia 17 julho, a partir das 19horas (horário brasileiro), de forma online e fará homenagem especial em tributo a memória e legado do Padre Rafael Carbonell de Masy, Sacerdote Jesuíta e falecido em 21/09/2019, que é um dos principais pesquisadores que fundamenta a história e origem do cooperativismo vinculado as Reduções Jesuítico-Guaranies do século XVII.  Documento de Memória ao Padre Carbonell disponível em anexo.

Para um dos coordenadores do Seminário, Dr. Pedro Luís Büttenbender, Doutor em Administração e Especialista em Cooperativismo, professor e pesquisador da Unijuí na área do Cooperativismo, o Seminário amplia a cooperação internacional da Unijuí tendo o tema do cooperativismo e os aportes ao desenvolvimento, na ótica dos ODS. Reunir especialistas de cinco países confirma a importância do cooperativismo para toda esta região missioneira trinacional, bem como, a relevância que assume o cooperativismo nestes tempos de pandemia, com maior solidariedade, ajuda mútua e a construção de um desenvolvimento social e econômico de forma sustentável, orientado pela Agenda 2030 das Nações Unidades. Este Seminário integra as programações pelo Dia Internacional do Cooperativismo, referenciado no 1º sábado de julho de cada ano.

O Painel contará com os seguintes expositores:

  • FRANCISCO CORTÉS, da Espanha. Doutor em Economia e abordará o tema: “As cooperativas de crédito diante dos desafios dos ODS e dos riscos do COVID-19”.
  • VERGILIO PERIUS, do Brasil, Jurista, Pós-graduação em Cooperativismo. E Presidente do  Sistema OCERGS-SESCOOP/RS. Abordará o "Cooperativismo pós-pandemia".
  • EDUARDO H. FONTENLA, da Argentina), Licenciado em Cooperativismo e Mutualismo  e abordará o tema "A saída da crise do COVID-19 através da solidariedade, cooperativismo e inclusão".
  • FELIX RAMÍREZ, do Paraguai, Advogado e Presidente da Cooperativa del Sur que abordará as "Cooperativas em face da crise e seu papel na conquista dos ODS".
  • HELDER PEREIRA, de Portugal, Doutor em Sociologia e abordará o "Cooperativismo: a resposta eficaz à crise mundial causada pelo COVID-19".

Inscrições: https://bit.ly/3eZQbh2

Transmissão: Conecta UNAE:  https://youtu.be/H0HyY-VfQL0

Informações adicionais:  https://bit.ly/3dShXL0


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.