Unijuí e Universidad Autónoma de Encarnación realizam seminário internacional de cooperativismo - Unijuí

Na sexta-feira, dia 17, foi realizada a terceira edição do Seminário Internacional de Cooperativismo, tendo como tema a “Importância do cooperativismo para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em tempos de Covid-19”. O evento foi organizado pela Universidad Autónoma de Encarnación (Unae), do Paraguai, e a Unijuí.

Realizado de forma virtual, pelo canal da Unae no youtube, a programação contou com a Declaração de Interesses Cooperativos pelo Instituto Nacional de Cooperativismo (Incoop) e a colaboração da Rede Universitária (Cidir) e da Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai (Febap). O evento contou ainda com a participação da reitora da Unae, Drª Nadia Czeraniuk, do presidente da Incoop Pedro Loblein e pela Unijuí, do professor Dr. Pedro Luís Büttenbender.

No seminário se observou que os ODS são temas que articulam o processo de integração e intercooperação de cooperativas. Esteve em debate ainda que o desenvolvimento social e econômico das pessoas, regiões e países têm o cooperativismo como estratégia e mecanismo eficaz para promover a inclusão social na geração de oportunidades de trabalho e promoção da produção e da infraestrutura social e a melhora dos recursos, por meio de créditos e cooperativas de crédito, que agora são ainda mais importantes como mecanismo para enfrentar as consequências das diferentes crises pós-pandêmicas.

A conferência contou ainda com a participação de países como Portugal, Espanha e Argentina. O conteúdo completo do seminário pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=H0HyY-VfQL0&t=817s