Editora Unijuí promove lançamento do E-book “Rádio no Brasil: 100 anos de História em (Re)construção” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Editora Unijuí promove lançamento do E-book “Rádio no Brasil: 100 anos de História em (Re)construção”

A Editora Unijuí realizou, na tarde desta quarta-feira, 22 de julho, o lançamento on-line do E-book "Rádio no Brasil: 100 anos de História em (Re)construção", produção do GT História da Mídia Sonora da Alcar e organizado por Vera Lucia Spacil Raddatz (Unijuí), Marcelo Kischinhevsky (UFRJ), Debora Cristina Lopez (Ufop) e Valci Zuculoto (UFSC). Dividido em 23 capítulos, o E-book conta com a participação de 46 autores de 25 universidades brasileiras, representando o Distrito Federal e 15 Estados das cinco regiões do país.

O evento mediado pela professora Vera Spacil Raddatz teve a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e editor-chefe da Editora Unijuí, professor Fernando Jaime González. Na sequência, foi realizado o painel "Cem anos de rádio no Brasil", com os organizadores do livro e mais de 80 acessos à sala on-line.

Em sua fala, a autora e também organizadora do E-book, Vera Raddatz, destacou que “o E-book é somente uma parte de um conjunto de iniciativas que têm sido organizadas para recuperar e preservar essa memória”, e considera que, para recuperar, registrar e manter viva a memória do rádio, são necessários incentivos aos pesquisadores. Marcelo Kischinhevsky fez parte da equipe de organizadores do E-book e ressaltou a importância da pesquisa e da troca de conhecimentos entre pesquisadores e áreas de atuação. “Esse é um grupo de pesquisadores fantásticos que atua e se organiza em forma de rede; uma rede solidária, colaborativa, afetiva, que troca informações e produz coletivamente e de forma única”. 

Valci Zuculoto, em sua fala, afirmou que se sente feliz pelo lançamento, o que, para ela, é resultado de um esforço coletivo, destacando, também, a importância do rádio. “O rádio está evidenciando cada vez mais o seu sentido de permanência, a sua adaptação resiliente. A história deve ser reconstruída por quem faz, por quem ouve e, sobretudo, por quem pesquisa o rádio”. Debora Cristina Lopez, por sua vez, destacou o quão gratificante é fazer parte de trabalhos como este, desenvolvido com o grupo, e sobre o amor que sente pelo rádio: “eu percebi que aquilo que eu nutria há 13 anos podia ser o que eu ia fazer pelo resto da vida”. Para ela, “ser parte desta obra, independente de ser como autora ou como organizadora, mostra que dá para chegar lá. Cada passo que a gente dá faz diferença”.

O download gratuito do E-book está disponível no site da Editora Unijuí, pelo endereço https://www.editoraunijui.com.br/produto/2257

  Por Leticia Breunig, acadêmica de Jornalismo e estagiária na Usina de Ideias.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.