Conexão Solidária: Unijuí promove recolhimento e conserto de computadores para estudantes - Unijuí

Objetivo do projeto é realizar empréstimo dos equipamentos aos estudantes da instituição que estão com dificuldades de acesso às aulas online.

A Unijuí está recebendo doações de computadores e notebooks, em qualquer estado. O objetivo é consertar os equipamentos para que sejam utilizados para auxiliar no acesso dos estudantes às aulas online. De acordo com o professor Peterson Avi, um dos coordenadores do projeto "Conexão Solidária", “a ideia surgiu a partir de um outro projeto que o DCEEng já vinha desenvolvendo que é o compartilha.org, que é um aplicativo desenvolvido pela Unijuí para conectar quem precisa de doações com quem quer doar. A partir desse projeto, constituímos um grupo de professores que envolve, além de mim, o professor Edson Padoin, professor Mauricio de Campos, professora Caroline Raduns e professor Fernando Jaime González, que foi desafiado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão a pensarmos um projeto para nossos alunos da Unijuí que não tem equipamentos para acessar as aulas online. Então, demos estrutura ao projeto Conexão Solidária, já que muitas pessoas tem em casa um computador ou notebook que não usa mais, mas que ainda está funcionando e pode ajudar quem precisa nesse momento para acompanhar as aulas online”.

Até o momento, foram doados mais de 20 equipamentos, entre notebooks e desktops, por professores e técnicos da Unijuí. A primeira triagem foi realizada e o trabalho de reparação e padronização dos equipamentos já foi iniciado. “A ideia é que até o final do mês sejam feitos testes finais e, então, repassados estes equipamentos para a Biblioteca gerenciar as doações aos estudantes que precisam”, explica o professor.

O projeto ainda está recebendo doações de equipamentos, agora também da comunidade externa. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, nos quatro campi da instituição. “Com certeza é muito motivador participar de ações como essa. Ressalta ainda mais o nosso papel enquanto cidadãos e a importância de uma Universidade, e em como as diferentes áreas de conhecimento podem se envolver e principalmente ajudar a quem precisa nesse momento”, destaca.

Os equipamentos poderão ser entregues de segunda a sexta-feira nos seguinte locais e horários:

Campus Ijuí

Setor de Património das 8h15 às 11h30 e das 13h30 às 17h