COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professores e bolsistas de Pesquisa e Extensão têm formação sobre Redes Sociais

          

As mídias sociais são parte do nosso dia a dia. São inúmeras plataformas em que é possível compartilhar conteúdo e interagir com diversas pessoas, sejam elas do nosso círculo de convivência pessoal, ou não. Com o objetivo de discutir sobre o comportamento nas redes sociais e repassar dicas e informações importantes, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí promoveu, nesta quinta-feira, 29, uma formação para professores e bolsistas de Pesquisa e Extensão sobre o tema.

Na formação, a responsável pelas mídias sociais da Universidade, a jornalista Fabiana do Prado Sánchez, ligada à Coordenadoria de Marketing, mostrou aos participantes sugestões de como utilizar os recursos disponíveis nas mídias sociais como, por exemplo, vídeo, foto, texto, compartilhamentos. Isso inclui o uso de imagens (qual usar e quais não usar), o uso correto delas; que tipo de texto publicar.

Durante a formação, a jornalista também mostrou casos recententes de uso problemático das redes, além de casos em que pessoas acabaram se expondo e sofrendo consequências sérias  na carreira profissional, por exemplo. “Seja em um blog, no Twitter, no Facebook ou em uma rede social qualquer, é preciso lembrar que aquilo que se publica na Internet pode ter “vida longa”, já que o ambiente virtual é atemporal e sem fronteiras. Mesmo conversas pessoais ou comentários em grupos privados podem se tornar públicos. Além disso, mesmo que não seja a sua intenção, um comentário feito nas redes pode ofender, então é preciso cuidar o que se escreve e como se escreve, para evitar mal-entendidos. Além disso, é preciso verificar sempre o conteúdo que está sendo compartilhado. Vivemos em uma época onde circulam muitas notícias falsas nas redes sociais. Por isso, é importante sempre fazer uma checagem da fonte antes de compartilhar informações inverídicas, especialmente se elas têm como objetivo de prejudicar alguém ou incitar ódio ou preconceitos”, salienta Fabiana.

Outras dicas

  • Antes de fazer qualquer tipo de publicação ou comentário, seja nas suas publicações ou em publicações de terceiros, é importante saber filtrá-los:

  • Evite Opiniões Pessoais - Os perfis particulares são usados, na maioria das vezes, para expressar opiniões. Quando o perfil é relacionado à uma Instituição, assim como a Unijuí, o usuário deve levar em conta que tudo que for postado no perfil será relacionado com a Unijuí, mesmo se isso não estiver oficializado. 

  • Assim como a marca da Instituição, as imagens vinculadas a ela falam muito. Por isso é muito importante tomar cuidado com as imagens que serão postadas e compartilhadas no perfil institucional. 


Compartilhe!