COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

As expectativas para o segundo semestre na Unijuí

             

No primeiro semestre deste ano, estudantes e professores da Unijuí foram desafiados, em razão da pandemia, na realização das atividades acadêmicas. Mostraram que é possível contornar a maioria deles com criatividade, dedicação e empatia. Nesta segunda-feira, dia 03 de agosto, novos desafios se apresentam no retorno às aulas para o segundo semestre do ano letivo. 

A Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, observa que está sendo um momento de grande aprendizado para a Instituição. “Espero que todos tenham um excelente semestre, que mantenham o foco no objetivo maior, a formação do profissional. Seguiremos em frente sempre acreditando que isso tudo vai passar”, observa.

Com o aprendizado imposto no primeiro semestre pelas circunstâncias, agora busca-se dar continuidade às aulas sem prejuízo aos estudantes. “O primeiro semestre de 2020 foi muito desafiador para os alunos e professores, mas apesar das dificuldades do cenário atual, juntos conseguimos tornar o semestre muito produtivo, através das aulas online, de forma interativa e em tempo real. Parabenizo os professores pelo esforço e criatividade, superando as nossas expectativas em relação ao aprendizado. Por enquanto as aulas online são a melhor alternativa para a continuidade do semestre letivo”, observa Matheus Meotti, estudante de Agronomia.

Também existe o desafio de ser protagonista no processo de ensino e aprendizagem, além de entender a responsabilidade de não se gerar aglomerações neste momento. “Com um olhar social e solidário ao momento em que os alunos, professores e comunidade estão inseridos, a Unijuí soube administrar a volta às atividades, mesmo que, em grande parte, de maneira remota e online. Como aluna da área da saúde, retomar as atividades, pouco a pouco, é sinal de esperança em tempos difíceis e, também, experiência para lidar com as adversidades que poderemos, talvez, enfrentar no futuro, enquanto profissionais. Retomar os estudos acerca daquilo que amamos, sonhamos e planejamos acende a chama de fé e coragem, seja para suportar as dificuldades impostas pela pandemia, seja para acreditarmos em um amanhã mais consciente e humano”, complementa Maitê Lorenzoni Antonini, estudante de Medicina. 

              

Instituição preparada

Em atenção aos decretos e orientações federais, estaduais e municipais, a Unijuí iniciará o semestre com aulas online para os cursos naturalmente presenciais, assim como foi em quase todo o primeiro semestre. Na medida do possível, novas situações podem ser adotadas e comunicadas à comunidade acadêmica. Por enquanto, também estão autorizadas algumas aulas práticas e Estágios, que serão serão realizados conforme calendário acadêmico, a partir de 3 de agosto, com cronograma organizado pelas coordenações dos cursos, seguindo todos os protocolos de saúde expressos no Plano de Contingências, conforme Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020. Confira a nota completa

Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, retomar as atividades do segundo semestre, na forma on-line, não era o que a instituição estava planejando. “Gostaríamos de estar com os nossos quatro Campi repleto de estudantes, chegando e se encontrando, para mais um início de semestre. Porém, a situação ainda exige muito cuidado de todos. Neste sentido, a Unijuí continua se desafiando para manter a qualidade de sua formação e desenvolver todas as atividades de uma Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Este semestre teremos grandes desafios institucionais e com sabedoria construiremos alternativas, principalmente continuaremos na construção de uma Universidade comunitária e regional com pertinência para suas comunidades. Desejo a todos um excelente semestre!”.

Relembre alguns momentos deste primeiro semestre nas imagens

Algumas perspectivas sobre este segundo semestre:

Após o término do primeiro semestre de 2020, espero da Universidade e dos professores o mesmo empenho que ambos apresentaram no início das aulas online, porém, agora desfrutando ainda mais das ferramentas tecnológicas. Ao contrário do que muitos acham, a modalidade de aulas online da Unijuí tem mostrado a todos que sim, é possível aprender e transformar, mesmo estando distante. Logo, destaco que as minhas expectativas para esse novo semestre são as melhores, desde organização e empenho, para que seja possível compartilhar conhecimentos e concretizá-los. - Anna Carolina Mazzola, acadêmica de Direito.

“Esse primeiro semestre foi um pouco surpreendente, mas com todos os objetivos alcançados, mesmo que alguns com uma certa distância e cuidado em virtude do momento que estamos passando. Acredito que, a respeito do segundo semestre, estamos todos ansiosos para que ocorra de forma mais tranquila, mas que seja um semestre de muita entrega, crescimento e evolução”. - Thais Moureira, estudante de Gastronomia.

“É uma realidade que temos de enfrentar, mesmo assim, após quase um semestre inteiro acredito que tanto nós, estudantes, quanto os professores, conseguiram se acostumar com as aulas online, vamos nos sentindo mais confortáveis, embora seja diferente da aula presencial. A expectativa é que nesse novo semestre as coisas vão fluir bem, e talvez o maior desafio será controlar a ansiedade de as coisas voltarem logo ao normal”, Vitor Aguiar, estudante de Farmácia.


Compartilhe!