Formaturas online: uma nova realidade na Unijuí - Unijuí

Formaturas online: uma nova realidade na Unijuí

Talvez não fosse aquilo que sonharam: auditório vazio, sem os abraços de amigos e familiares e sem a festa tão aguardada. Mas, diante da situação provocada pela pandemia da covid-19, e a necessidade da obtenção do diploma de ensino superior para a atuação profissional, um grupo de formandos da Unijuí colou grau na sexta-feira, dia 07, de forma online. Foi a primeira vez na história da Universidade que a formatura, momento máximo para quem cursa uma graduação, ocorreu dessa forma.

Se formaram 86 estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, Farmácia, Enfermagem e Nutrição, do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), na primeira sessão, realizada às 18h30. Logo após, às 20h30, ocorreu a segunda sessão, com os primeiros formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo e também os estudantes de  Engenharia Civil e Engenharia Química, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng). No total, vão se formar neste formato online mais de 300 concluintes, de diversas áreas do conhecimento.

"Apesar do momento que estamos passando, a Unijuí encontrou uma forma para a realização desse evento. Não foi como queríamos ou planejamos, mas não deixou de ser especial, e, por ser de forma virtual, conseguimos compartilhar esse momento com todos aqueles que amamos pela internet”, salienta Paula Lorenzoni Nunes, que se formou em Farmácia.

Ainda no mês de julho, o Setor de Formandos da Secretaria Acadêmica realizou reunião com as comissões de formatura para esclarecimentos e alinhamento do procedimento das solenidades. Mesmo online, as famílias puderam acompanhar esse momento tão especial e esperado, sendo que a solenidade seguiu todos os protocolos tradicionais, como o juramento e os discursos típicos destas solenidades, só que agora adaptados ao formato online. Este novo formato de colação de grau não impossibilita que o estudante realize posteriormente a formatura presencial, quando não houver mais restrição, em datas que serão definidas ao longo do segundo semestre.

Para que tudo acontecesse da melhor forma, a Unijuí planejou e testou toda a estrutura necessária com antecedência, envolvendo diversos setores: Reitoria, Secretaria Acadêmica, Coordenadoria de Informática, Audiovisual e Coordenadoria de Marketing, com estrutura de transmissão alinhada para garantir qualidade de internet, áudio e vídeo aos formandos e para quem acompanhou de casa. Os formandos, a Reitora e a secretária acadêmica, além de professores e técnicos-administrativos convidados e homenageados participaram pelo Google Meet, já familiares e amigos acompanharam em uma live no Youtube. Além disso, vídeos de discursos dos oradores das turmas e dos coordenadores de cursos foram gravados previamente e só transmitidos nos momentos marcados.

Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, este momento foi mais uma aprendizagem decorrente da pandemia. “Enquanto Instituição entendemos que o momento de colação de grau é um ritual de passagem do nosso estudante para o mundo do trabalho. É um cidadão que se coloca na sociedade a partir da profissão, marcando todo o esforço de realizar um curso universitário. Além disso, ainda temos o esforço da família, que de várias formas possibilita essa formação. Neste sentido, marcar este momento, torná-lo um momento especial, mesmo que de forma online, é muito significativo para Instituição”, salienta.

Palavra de formando

"Gostei da formatura online. É a alternativa para o momento. Achei que a mesma teve um tempo de duração adequada, não sendo cansativa e bem objetiva" - Rudinei Gomes Rodrigues, Arquitetura e Urbanismo.

"A formatura foi de uma forma totalmente diferente, não foi do jeito que imaginávamos, devido a tudo o que estamos vivendo nesse período de pandemia, nada convencional por ser online, porém, não menos importante. Foi o fechamento de um ciclo de uma maneira muito especial: o nervosismo e a ansiedade eram os mesmos (se não maiores devido ao medo da instabilidade da rede de internet), a felicidade e o orgulho por participar deste momento foram enormes. Só tenho a agradecer a Unijuí e os professores por fazerem todo o possível para proporcionar este momento tão especial neste novo formato a todos nós" - Bruna Fernandes Finckler, Engenharia Civil.

"A formatura não foi como o esperado infelizmente devido ao momento que estamos passando, porém por ser um momento tão esperado não deixou de ser emocionante. Pois mesmo sendo virtual a Unijuí conseguiu transmitir com mensagens e palavras cuidado para que nós sentíssemos como em uma cerimônia" - Marjara, Farmácia.

"Foi um momento tão diferente, e ao mesmo tempo tão intenso, queira ou não estávamos concluindo nossa Graduação, colocando as esperanças em futuro melhor, na busca profissional. Também foi o fim de uma importante etapa, em que todos os momentos de dificuldade valeram a pena. Mesmo sendo online e a gente não pode estar junto dos amigos e familiares, a emoção foi grande. Temos muito a agradecer a Instituição e aos professores do curso. Foi muito gratificante e recompensadora a nossa conquista!" - Liege Goergen Romero, Engenharia Química.

Formatura DCVida

Formatura DCEEng

Confira o calendário de formaturas online: